Você Está
Início > Notícias > Cidade > INMET emite alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul

INMET emite alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul

Foi emitido no final da manhã desta quarta-feira (3), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), um alerta de tempestade para todo o Rio Grande do Sul válido a partir da madrugada desta quinta-feira (4). O alerta tem grau de perigo da cor laranja, o segundo mais forte.

Conforme o aviso, o início previsto é a zero hora de quinta, com riscos potenciais de chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 mm por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo. Há ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

O aviso também traz recomendações entre elas de não se abrigar debaixo de árvores com ocorrência de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, diz a nota.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Todas as áreas do estado estão incluídas no aviso de tempestade. Mais informações podem ser adquiridas junto à Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

O alerta é o primeiro para a região de Rosário do Sul, após o dia 18 de março, que registrou a última chuva do verão. Já são dezesseis dias de outono e todos sem chuva no município.

A previsão numérica inicial do INMET para Rosário do Sul na quinta-feira é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas para todo o dia e noite, com destaque para a parte da tarde, quando existe a possibilidade de chuva forte e queda de granizo em áreas isoladas. As temperaturas devem variar de 21°C e 31°C na cidade.

Mapa mostra RS em laranja, em publicação de aviso de tempestade feito pelo INMET

Reportagem e foto em destaque: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto: Reprodução / INMET

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top