Você Está
Início > Notícias > Destaque > Tempestades causam alagamentos em Rosário do Sul

Tempestades causam alagamentos em Rosário do Sul

Duas tempestades vindas do Uruguai causaram alagamentos em Rosário do Sul. As tormentas ocorreram na madrugada de domingo (30) e na manhã de segunda-feira (1º). O acumulativo dos dois eventos gerou uma precipitação pluviométrica que ficou entre 114 milímetros na zona sul, mas que alcançou mais de 154 milímetros na zona norte.

Conforme a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, não houve chamados neste período. Em outras cidades do Rio Grande do Sul, a chuva causou estragos e deixou consumidores sem energia elétrica.

Na madrugada de domingo (30), após reiterados avisos dos institutos de meteorologia, a primeira tempestade com descargas elétricas chegou perdendo força ao estado. Em Rosário do Sul, conforme o Clima Rosul, as rajadas de ventos entre 5h e 6h30 da manhã, chegaram a 60 a 75km/h, o que assustou muitos moradores da cidade. A mesma estação registrou um volume de chuva de 55 milímetros na zona sul.

Conforme o Clima Rosul, a segunda tempestade que foi registrada entre 7h e 9h30 da manhã de segunda-feira (1º), resultou em um acumulativo de 59 mm, o que somado a chuva de domingo, ficou em 114 mm na zona sul. Na zona norte, o acumulado dos dois dias foi de 154 mm, até às 11h desta segunda.

Leia mais notícias da editoria Geral

As duas tempestades causaram alagamentos em vários bairros da cidade, com registro de bueiros entupidos. Conforme Paulo Silva, que faz a medição do Rio Santa Maria para um instituto de Brasília, o rio teve uma leve diminuição no nível que, no início da tarde desta segunda, estava em 4 metros e 97 cm.

A previsão é de que a partir de terça-feira (2) ou quarta-feira (3), chegue à região uma massa de ar frio que fará as temperaturas diminuírem. No amanhecer de quinta-feira (4) e sexta-feira (5) pode fazer de 7°C a 9°C em Rosário do Sul. O sol volta a aparecer, mas o calor deve ser ameno.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top