Você Está
Início > Notícias > Cidade > Temporais causam alagamentos em Rosário do Sul

Temporais causam alagamentos em Rosário do Sul

Após um sábado de muito calor e temperaturas superiores a 30°C, Rosário do Sul foi atingida por dois temporais no domingo (23) e madrugada de segunda-feira (24). Apesar das fortes rajadas de vento e chuva intensa, as tempestades apenas causaram alagamentos em pontos da cidade.

Tanto a Defesa Civil como as guarnições do Corpo de Bombeiros não receberam nenhum chamado relacionado às tempestades. Em vários municípios do Rio Grande do Sul ocorreram ocorrências de danos, incluindo destelhamentos e forte precipitação de granizo. Até o meio dia desta segunda-feira (24) quinze municípios registraram estragos causados por temporais com maior gravidade.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) havia emitido dois avisos de tempestade para a região da Fronteira Oeste e outras partes do Estado. O primeiro se referia ao domingo (23), com vendaval, queda de granizo e muita chuva. A tempestade vinda do Uruguai chegou a Rosário do Sul às 3h da madrugada, com rajadas medidas pela estação Clima Rosul, que chegaram até 65km/h.

Em Rosário do Sul, a chuva iniciou por volta das 4h, com registro de pequenas pedras de granizo. Trovoadas e descargas elétricas complementaram o quadro que seguiu pela manhã e início da tarde do domingo, com ao menos quatro momentos de intensa precipitação, o que provocou vários alagamentos. Após as 16h, o sol apareceu entre nuvens.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Rua Longuinho Correia no bairro Ana Luiza

O segundo alerta foi emitido ainda no domingo, com o ingresso de instabilidade que chegou a Rosário do Sul por volta de 3h20 da madrugada de segunda-feira (24). Segundo o Clima Rosul, as rajadas de maior velocidade atingiram 52km/h. A chuva chegou na sequência e se prolongou pela manhã.

Os volumes de chuva em Rosário do Sul foram irregulares. Na zona sul, o Clima Rosul marcou desde a madrugada de domingo até às 12h de segunda, apenas 89 milímetros. Já em um pluviômetro da zona norte, do bairro Primavera, somente no domingo, havia acumulado 129 milímetros. E depois, até às 12h de segunda, aumentou para 160 milímetros.

Em outros pontos do interior, como o Viradouro, no 3º Distrito, o acumulado chegava até 110 milímetros, incluindo queda de granizo na madrugada de segunda. Na previsão do INMET, Rosário do Sul ainda deve registrar chuva pela manhã e início da tarde de terça-feira (25).

INMET emite novo alerta para temporais no Estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu na tarde desta segunda-feira (24), o terceiro alerta seguido de tempestade com grau de perigo para o Rio Grande do Sul.

O alerta da cor laranja tem início na tarde de segunda, com fim previsto para a terça-feira (25), às 23h. O aviso do INMET alerta para chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 mm ao dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O alerta é para todos os municípios do Rio Grande do Sul.

Leia mais notícias da editoria Geral

Conforme o site RadSat (Radares Interligados SMN/AR) um corredor de umidade vindo da Amazônia, em formação avançou para o Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda, e trará grandes volumes de chuvas nos próximos três a quatro dias. As células de temporais que vão se transformar em grandes volumes de precipitações e enchentes em duas bacias, Rio Paraná e Rio Uruguai, este último do qual Rosário e a Fronteira Oeste fazem parte.

MetSul já alertava para temporais e muita chuva na fronteira e outros pontos do RS

Na última sexta-feira (21), o MetSul Meteorologia já alertava para grandes volumes de chuva para a Fronteira Oeste do Estado, utilizando modelos de previsão canadense e europeu. Conforme as previsões, haveria muita chuva para os próximos 15 dias, com destaque para a região fronteira Oeste, onde está localizada Rosário do Sul. Além da chuva, temporais com granizo e muito vento também se confirmaram já no domingo. Os modelos apresentavam volumes de 100 até 400 milímetros de chuva, com possibilidade de enchentes.

Na manhã desta segunda-feira (24), o MetSul emitiu outro alerta de atenção, informando que a semana será toda de instabilidade no Rio Grande do Sul. Conforme o boletim, nos próximos 10 a 15 dias, alguns pontos do estado poderão ter de 300 a 400 milímetros de chuva. “Isso significa que teremos enchentes e temporais serão frequentes no período”, diz a nota. Conforme o MetSul, isoladamente os temporais podem ser severos e causar danos.

Imagem do radar mostra situação do Rio Grande do Sul na tarde desta segunda. Temporais seguem e chuva terá grande acumulado

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top