Você Está
Início > Notícias > Geral > Temporal causou falta de luz no interior de Rosário do Sul

Temporal causou falta de luz no interior de Rosário do Sul

A tempestade que passou no RS, entre o final da tarde e noite de segunda-feira (11), causou falta de energia elétrica em pontos isolados do interior de Rosário do Sul. Ao menos um desses pontos, localizado no Xanota, primeiro distrito, até a manhã desta quarta-feira (13) estava ainda sem energia. A forte chuva precedeu o dia mais quente do ano.

Como era previsto pelos principais institutos meteorológicos, uma instabilidade forte vinda da Argentina pelo Uruguai atingiu o Rio Grande do Sul. Em Rosário do Sul, chegou com ventos às 17h de segunda-feira, com velocidade média de 55 km/h conforme o Clima Rosul. Em pontos do interior as rajadas foram mais fortes e na região do Xanota, que fica nas margens da BR 290, próximo da cidade. Conforme um dos moradores, as propriedades localizadas em uma das margens da rodovia ainda estavam sem luz até o início da manhã desta quarta-feira (13). Outro ponto sem energia é a região da Costa do Saicã, terceiro distrito de Cacequi, entre os municípios de Alegrete e Rosário.

Após a primeira ventania a instabilidade acentuou-se com tempestade elétrica forte e muita chuva. O volume chegou a 68 milímetros na zona norte da cidade e em locais do interior do município superou 100 mm, o que ajudará nos cultivos de verão.

Conforme Roger Pinto, do Clima Rosul, estação climatológica profissional localizada na zona sul da cidade, antes do temporal a temperatura máxima chegou a 36,8°C, sendo esta a maior temperatura até aqui no ano de 2021. A sensação térmica no mesmo local chegou a 43°C.

A reportagem da Gazeta também apurou que o Corpo de Bombeiros Militar não foi acionado durante o evento climático. O forte volume pluviométrico causou alguns alagamentos e quedas de galhos e placas. Após a passagem da instabilidade as temperaturas melhoraram não fazendo o calorão e a baixa umidade do ar de dias anteriores.

Com os 68mm de chuva de segunda, o acumulado do mês de janeiro de 2021 chega a 83mm.

Fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top