Você Está
Início > Notícias > Cidade > Temporal destelha casas e deixa 1,9 mil clientes sem energia elétrica em Rosário do Sul

Temporal destelha casas e deixa 1,9 mil clientes sem energia elétrica em Rosário do Sul

Pelo menos quatro residências foram danificadas pelo temporal em Rosário do Sul neste terça-feira (8). Conforme a Defesa Civil, foi prestado atendimento e realizado a entrega de lonas para cobrir os imóveis. Os fortes ventos e a chuva também ocasionaram falta de energia elétrica no município. Segundo a RGE Sul, em torno de 1,9 mil clientes foram atingidos. A concessionária trabalhava no restabelecimento do serviço.

A população de Rosário do Sul foi surpreendida na madrugada dessa terça-feira (08) por fortes ventos acompanhados de chuva no município. Segundo a estação meteorológica Clima Rosul, as rajadas chegaram a mais de 64 km/h. Ainda conforme o Clima Rosul, localizado na zona sul da cidade, o ápice do temporal aconteceu por volta das 2h30 da madrugada desta terça-feira. A velocidade média do vento ficou em torno de 48 km/h.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que possui estação hidrológica na Ponte do Rio Ibicuí da Armada, até às 10h da manhã, havia chovido cerca de 20 milímetros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender ocorrências de quedas de árvores em vias públicas no centro da cidade, sendo duas na Rua João Brasil e uma na Rua Barão do Rio Branco. Em dois locais, garagens de imóveis foram danificadas pelo temporal: em uma residência da Rua Independência, pela queda de uma árvore, e na Delegacia de Polícia do município, devido às rajadas de vento.

De acordo com o Clima Tempo, a partir de quinta-feira (10) a ventania pode se repetir e a chuva retornar ao estado no final de semana. A temperatura deve se manter amena nos próximos dias. Em Rosário do Sul, podem chover até 44 milímetros no sábado (12). Na quinta, sexta e no domingo também deve haver precipitação, com índices de 5mm, 35mm e 18mm, respectivamente. Os ventos devem se manter em uma média de 20 km/h.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ventos em São Gabriel ultrapassaram os 100 km/h

Segundo o Clima Tempo, o temporal foi causado pela formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical que espalhou nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil. Na próxima quarta-feira (9) o ciclone já deverá ter se afastado para o oceano e deve diminuir a intensidade dos ventos na região.

Na Fronteira Oeste, os municípios mais atingidos foram Quaraí, Santana do Livramento, Caçapava do Sul e São Gabriel. Neste último, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as rajadas chegaram a 106 km/h durante a madrugada.

Já no Vale do Caí, um motociclista morreu após bater o veículo em galhos de árvore que estavam no meio da rodovia e ser atropelado por um caminhão. O acidente aconteceu no km 27 da ERS-240, em Capela de Santana, conforme noticiou o G1.

O site de notícias também informou que mais de 110 mil pessoas chegaram a ficar sem luz em todo o Rio Grande do Sul devido ao temporal.

Garagem da Delegacia de Polícia de Rosário do Sul foi destelhada pelo vento. Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Reportagem: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário
Fotos: Rhayza Moreira, Caroline Motta e Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Top