Você Está
Início > Notícias > Geral > Trabalhador rural encontra balão do Google no interior de Alegrete

Trabalhador rural encontra balão do Google no interior de Alegrete

Um trabalhador rural encontrou no interior de Alegrete, divisa com Quaraí, um balão com equipamentos do projeto Loon, do Google, que visa fornecer internet para áreas rurais remotas. Uellisson Fernandes, de 27 anos, encontrou o equipamento na tarde de sexta-feira (10).

Logo em seguida, ele fez uma postagem no Facebook, que teve grande repercussão em poucos minutos.

Alambrador acostumado com as lides rurais, Uellisson deparou-se com o objeto caído no campo com luzes piscando. Na postagem ele diz “Boa tarde caiu esse tareco aqui no campo entre Alegrete e Quaraí. Não sei o que é isso tá ligado cheio de luz”.  O local da queda fica na região de Vasco Alves, cerca de 38km do centro do Alegrete.

A reportagem da Gazeta entrou em contato com ele ainda na noite de sexta-feira. Ainda surpreso com a repercussão, ele descreveu: “postei a foto, se aparecer o dono, pega. Me ligaram até do governo lá de Brasília”, disse. Conforme Fernandes, responsáveis pelo monitoramento do equipamento chegaram ao local por volta de 21h30. Eles iriam resgataram o equipamento na manhã sábado (11).

Leia mais notícias da editoria Geral

O projeto Loon é de pesquisa e desenvolvimento feito pelo Google com a missão de fornecer acesso à internet para áreas rurais e remotas. O projeto usa balões com altitude de até 20 km para criar uma rede sem fio com alta velocidade.

Na última terça-feira, através de um serviço de radar, a reportagem da Gazeta acompanhou o ingresso de três balões do projeto Loon, vindos da Argentina. Dois deles seguiam para o oceano Atlântico e litoral catarinense na sexta-feira. 

Não foi a primeira vez que ocorreu a queda destes equipamentos no Brasil. Em 27 de fevereiro de 2017, um deles caiu em Autazes e em 18 de julho de 2019, outro caiu em Santarém.

Saiba mais

Os balões são feitos pela Raven Aerostar. São compostos de plástico de polietileno com gás hélio e tem 15 metros de diâmetro e 12 de altura, carregando um sistema de bomba de ar, uma pequena caixa de 10kg contendo equipamentos eletrônicos , placas solares entre outros equipamentos.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Uellisson Fernandes/Arquivo Pessoal

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top