Você Está
Início > Notícias > Cidade > Trânsito é tema de palestras no evento “Cases de Sucesso”

Trânsito é tema de palestras no evento “Cases de Sucesso”

Na última terça-feira (17) o poder legislativo de Rosário do Sul promoveu o evento “Cases de Sucesso”. A ocasião tratou sobre legislação e gestão de trânsito, na Câmara de Vereadores. A implantação de guardas municipais foi uma das questões abordadas.

O primeiro a palestrar foi Fabio Franzzotti, advogado e assessor jurídico do Departamento de Licitações da Prefeitura de Rosário do Sul. Franzzotti destacou oito alterações na legislação de trânsito que afetam diretamente os condutores no dia a dia.

Outra questão abordada foi a importância dos guardas de trânsito para o município, principalmente por questões financeiras. “Mesmo considerando toda a parte trabalhista do guarda municipal, isso [o valor] não é nem é perto do que se economiza no momento em que se consegue evitar um acidente”, afirmou ele. “Por exemplo, em um acidente com vítima, sem morte, a média é de R$ 70 mil que se gasta por acidente. Se tem vítima fatal chega a quase R$ 700 mil. Estamos falando de médico, enfermeiro, UTI, ambulância, etc”, explica.

Franzzotti frisa, ainda, que a implementação do guarda municipal não serve para arrecadar dinheiro através das multas e para economizar. “Porque se gasta muito mais com a saúde do que com a fiscalização”, completou.

Na segunda palestra da noite, Luciano Braga Pereira, advogado e secretário de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania de Alegrete, debateu sobre gestão de trânsito. Pereira discorreu sobre o desenvolvimento da mobilidade urbana para qualidade de vida dos cidadãos.

Ele tratou também sobre a importância da constituição de guardas municipais para a comunidade. “Eles podem auxiliar policiais militares e especialmente a Brigada Militar, que já tem problema de efetivo há muito tempo no Rio Grande do Sul”, salientou. Conforme o secretário, em Alegrete, os guardas municipais trabalham efetivamente desde 1967. Segundo ele, isso proporciona o aumenta a sensação de segurança e especialmente atua no controle de tráfico e mobilidade urbana da cidade.

Trânsito e mobilidade urbana são dificuldades de longa data

De acordo com o presidente do legislativo rosariense, vereador Elisandro Paz “Piruca” (PP), a ideia do evento é debater temas pontuais para Rosário do Sul. Os assuntos são baseados, principalmente, em ações que já dão certo em outros municípios. Para Paz, trânsito e mobilidade urbana são dificuldades de longa data em Rosário, e por isso a escolha do tema.

“Transito é um tema que sofremos no dia a dia pela grande quantidade de veículos e pedestres. Por isso optamos em trazer esse dois palestrantes, que têm conhecimento no que diz respeito ao trânsito, para que possam trazer ideias. Dessa forma, podemos analisar para que no futuro possamos implantar no nosso município”, afirmou. Paz destacou, ainda, que a ideia é promover outros Cases de Sucesso com temas emergenciais para o município.

Em abril de 2016 a prefeitura de Rosário do Sul realizou um concurso público com vagas para fiscal de trânsito. No entanto, os candidatos aprovados ainda não foram chamados a ocupar os cargos. Conforme Marcos Paulo Silva, secretário municipal de Coordenação, Planejamento e Meio Ambiente, ainda não há um previsão para nomeação.

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top