Você Está
Início > Notícias > Política > Transparência e mudanças no Legislativo

Transparência e mudanças no Legislativo

Adriano Dornelles assume como presidente e possui objetivos firmes

 

No último dia de 2012, 31 de dezembro, foi realizada a posse dos 13 vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos em 7 de outubro do ano passado. A solenidade contou com a presença de autoridades e familiares.

Na oportunidade, foi realizada a votação para a escolha da presidência do Legislativo para o ano de 2013. O vereador Democrata Adriano Dornelles foi escolhido por unanimidade como presidente da Câmara Municipal de Vereadores, juntamente com Cintia Souza (PDT) como vice e Catarina Vasconcelos (PPS) como secretária da mesa diretiva.

Adriano Marques Dornelles é natural de São Borja e reside em Rosário do Sul desde 1991. Medico Veterinário, foi oficial do exército por oito anos no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB). Sua carreira política começou em 2000, quando foi eleito vereador. Neste mandato presidiu a ULFRO – União dos Legislativos da Fronteira Oeste. Reeleito em 2004, foi escolhido um dos vices da União de Vereadores do Rio Grande do Sul, além de coordenador político regional do deputado estadual Pedro Westphalen e assessor parlamentar do deputado federal Onix Dornelles Lorenzoni.

 

Planos e mudanças

Em entrevista à Gazeta de Rosário, Adriano Dornelles falou sobre os planos, mudanças e principais objetivos de sua gestão à frente do Poder Legislativo. Primeiramente, citou a necessidade de uma reforma administrativa, onde será preciso um corte nos salários de assessores para cumprir a lei de Responsabilidade Fiscal. O novo prédio da Câmara Municipal, inaugurado no dia 19 de dezembro de 2012, também precisaria de ajustes para estar de acordo com as necessidades da população e parlamentares. “Vamos ter de fazer modificações estruturais, visto que essa é uma obra lamentável. Hoje, temos problemas na área de telefonia, não possuímos ar condicionado, o plenário é muito pequeno e não existe segurança alguma, além da falta da internet”, frisou o vereador.

Outra medida bastante ressaltada pelo presidente Adriano foi a transparência com a comunidade rosariense, adotando ações como divulgação de projetos no site – que sofrerá melhorias para facilitar a vida dos internautas –, na rádio e na imprensa escrita. ”Este é um dos grandes objetivos. Além disso, estamos criando um grupo de aconselhamento que vai se reunir a cada 15 dias para conversarmos sobre Rosário do Sul, as ações do executivo e legislativo, bem como sobre os anseios da comunidade. Essas pessoas vão nos ajudar a pensar sobre esse poder, que é do povo, para melhor os representarmos”, anuncia Dornelles, já citando os nomes do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rosário do Sul, Aristides de Pietro Neto, e do advogado, palestrante e presidente da Rede Fronteira de Comunicação, Moacir Guazzina, a quem o convite para ingressar no grupo já foi realizado e aceito. O vereador ainda ressalta que qualquer pessoa que tiver um assunto importante no sentido coletivo para tratar com os parlamentares, pode se dirigir ao prédio do Legislativo para dar sua colaboração e conversar sobre a resolução do problema.

 

Site

Para um melhor relacionamento de transparência com a comunidade, o presidente Dornelles anuncia a criação de um novo site da Câmara Municipal de Vereadores. O intuito é levar ao conhecimento da comunidade todas as leis, para que ela possa fiscalizar os parlamentares sabendo seus direitos e deveres, além de estar ciente acerca das comissões, das ações da mesa diretiva, das ações parlamentares e dos projetos, com suas posições e motivos. “Queremos nos relacionar muito próximos da comunidade. Temos interesse no que for importante para os cidadãos e de um resultado positivo, sem vaidades e interesses pessoais. Tenho o compromisso de que o parlamento dê grande resposta para a comunidade de Rosário do Sul neste ano de presidência”, promete ele.

 

Objetivos

O vereador Dornelles analisa que é preciso um desenvolvimento muito rápido de Rosário do Sul, para que se alcance o nível de outras cidades e a comunidade não tenha que sair para conseguir empregos. “O município precisa de carinho especial e o entendimento dos poderes, sem vaidades, sem rancores, lutando por uma convergência e buscando a solução dos nossos anseios”, argumenta.

Ele ainda lembra da importante relação com parceiros na busca de recursos para realização destas melhorias em Rosário, como contatos com deputados. Adriano cita Pedro Westphalen, que irá assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Estado e já se pretende uma parceria.

Adriano Dornelles (DEM) fala sobre relação com a comunidade e planos para o município. Foto Renato Moraes
Adriano Dornelles (DEM) fala sobre relação com a comunidade e planos para o município. Foto Renato Moraes
Cíntia Souza e Catarina Vasconcellos compõem mesa diretiva junto com Adriano. Foto Renato Moraes
Cíntia Souza e Catarina Vasconcellos compõem mesa diretiva junto com Adriano. Foto Renato Moraes
Irmãos de São Borja e filho prestigiam a posse do presidente da Câmara. Foto Renato Moraes
Irmãos de São Borja e filho prestigiam a posse do presidente da Câmara. Foto Renato Moraes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top