Você Está
Início > Notícias > Cidade > Universidade Aberta do Brasil promove VIII Semana Acadêmica

Universidade Aberta do Brasil promove VIII Semana Acadêmica

Com o tema “A Educação a Distância como transformadora do conhecimento” o Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Rosário do Sul realizou a VIII Semana Acadêmica. Foram quatro dias de palestras no Teatro Municipal João Pessoa.

A programação das atividades teve início na última terça-feira (23) com a palestra “A Educação em Direitos e a Universidade do Futuro” com o defensor público Igor Menini da Silva. Logo após aconteceu uma mesa redonda sobre o tema “Plágio”, com vários participantes.

“A Educação a Distância como transformadora do conhecimento” foi o tema da Semana Acadêmica

Na quarta-feira (24) o coordenador dos cursos de pedagogia presencial e a distância da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Everton Ferrer Oliveira, palestrou sobre “Contextos e Práticas da formação do professor no contexto da UAB”.

Na quinta-feira (25) aconteceram duas palestras. A primeira foi com a professora rosariense Eliane Pereira da Silveira, graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Coach certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Atualmente ela reside em Cachoeira do Sul onde é empreendedora na Escola de Idiomas e Intercâmbio Hey Peppers!. O tema da palestra foi “Educação do Futuro”. Em entrevista à Gazeta, Eliane explicou que a educação do futuro nada tem a ver com tablets e professores robotizados, na verdade, trata-se de uma educação a qual faça o aluno pensar. Além disso, aborda a ideia de que cada aluno é único, que o aluno de ontem não é o mesmo de hoje e por isso não podem ser ensinados da mesma forma. Os autores Leandro Karnal, Mário Sérgio Cortella e Murilo Gun foram utilizados por ela para embasar o debate.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Questionada sobre a importância de abordar sobre o assunto ela respondeu que a educação sempre foi algo que a chamou atenção. “[A educação] transformou a minha vida, e eu acredito que pode transformar a vida de muitas pessoas também. Eu tenho essa missão de dizer pra professores que o poder está na mão deles, que se alguém pode mudar a educação e o mundo, esse alguém são eles”, disse.

Elaine palestrou sobre o tema “Educação do Futuro”

A segunda palestra da noite foi sobre o tema “A Educação a Distância do Século XX” com o professor santiaguense Rafael Ferraz. Ele é graduado na área de matemática e física, mestre em geotecnologia, doutor em Engenharia Agrícola na área de tecnologia artificial, e coordenador da Uab. Ele falou sobre os novos desafios em sala de aula e como a tecnologia pode auxiliar nessas mudanças. “Ou a gente muda ou tenta mudar uma geração. É mais prático a gente se adaptar do que mudar uma geração inteira que está vindo”, disse Ferraz. Além disso, ele propôs a reflexão sobre a concepção dessas mudanças e como a educação atual está aproveitando essas tecnologias. Por fim, houve um momento cultural com o cantor e compositor alegretense Momento Cultural Joaquim Nunes Brasil.

No último dia de palestras, na sexta-feira (26), o diretor geral da Rádio Marajá, Moacir Guazzina, palestrou ao público sobre o tema “Quem realmente somos”.

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top