Você Está
Início > Notícias > Cidade > V Festa do Pecuarista Familiar da Associação do Caverazinho teve programação diversificada

V Festa do Pecuarista Familiar da Associação do Caverazinho teve programação diversificada

A Associação de Produtores Rurais do Caverazinho, que fica no 3° Distrito de Rosário do Sul, realizou nos dias 25 e 26 de março a quinta edição da Festa do Pecuarista Familiar, que aconteceu naquela localidade. O evento contou com parceiros como a Emater/Ascar RS, a Secretaria Municipal da Agricultura, o Sindicato Rural, o programa Juntos para Competir – que visa desenvolver as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul, e demais apoiadores.

A ocasião contou com uma programação bem diversificada e recebeu público de diversas localidades do município. Nos dois dias de festa foram realizados tiro de laço, prova do peão rural, prova de redomão, cura do terneiro, baile e mateada.

A equipe da Emater de Rosário do Sul, juntamente com a assistente técnica regional de Pecuária Familiar e médica veterinária da Emater Regional Bagé, Elusa Andrade, estiveram presentes no evento. Eles realizaram o IV Concurso de Borregas da Pecuária Familiar, que contou com a participação de produtores da região, que levaram 27 animais para avaliação.

Foram julgadores os senhores Lino Dioner, pecuarista e criador de ovinos da raça Merino Australiano em Cacequi e Ronaldo Costa, médico veterinário e técnico do Programa Juntos para competir.  As borregas avaliadas eram das categorias Dente de Leite e Dois Dentes da raça Merino Australiano. Como critério para julgamento foram observadas as características morfológicas, como finura da lã, coloração e qualidade do velo, desenvolvimento corporal, avaliando os indivíduos frente ao padrão racial (veja lista de vencedores).

“Essa é uma de muitas ações que a equipe municipal da Emater de Rosário do Sul desenvolve junto a seu público assistido, visando fomentar o associativismo, a geração de renda e a integração entre os produtores de diversas regiões do município, criando oportunidades para divulgar a qualidade da produção oriunda da pecuária familiar, visto que o pecuarista familiar é um público bastante expressivo e de grande importância tanto na parte social, ambiental e econômica do município”, declarou o escritório municipal da Emater, em nota enviada à imprensa.

Vencedores IV Concurso de Borregas:

  • Trio grande campeão: Criador e expositor – Ernesto da Silva Rosa
  • Trio reservado de grande campeão: Criador e expositor – Lio de Souza Esteves
  • Terceiro melhor trio: Criador e expositor – Marlon Gonçalves Rosa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top