Você Está
Início > Notícias > Cidade > Vacinação contra Covid-19 segue cronograma em Rosário do Sul

Vacinação contra Covid-19 segue cronograma em Rosário do Sul

O cronograma de vacinação contra a Covid-19 segue sendo realizado em Rosário do Sul. Nesta sexta-feira (28) os profissionais realizaram a imunização em dois pontos, em sua primeira dose. A Gazeta de Rosário conversou com a enfermeira Thaís Alves Tadeo, da coordenação da imunização, que falou sobre a aplicação das vacinas tanto de primeira como de segunda dose.

Os pontos eram o Instituto Ruy Ramos, em sistema Drive Thru, e no ginásio Ervilhão para os pedestres. Devido à chuva forte, a Secretaria de Saúde realocou o ponto de vacina para os que iriam receber no Ruy Ramos. Aos que tinham ficha já distribuída, foram imunizados na sala de vacinas da própria secretaria.

Nesta semana também abriu a janela de vacinação para quem havia recebido a primeira dose anteriormente. Todas as vacinas são aplicadas e as destinadas à segunda dose não são revertidas como primeira aplicação, conforme Thaís Tadeo informou. ” As doses destinadas pra 2° dose não devem ser utilizadas como 1° dose. Pois não temos como garantir a 2° dose após e faltará quando as pessoas buscarem pela sua 2° dose”, explicou Thais, informando que as doses ficam armazenadas e todas são aplicadas mesmo que num primeiro momento as pessoas não procurem, a equipe de vacinação faz até busca ativa dos pacientes.

Thaís assinalou que se não forem todos vacinados com a segunda aplicação, implica até na liberação de lotes seguintes. “Até o paciente realizar a segunda aplicação, fica como faltante no sistema de dados e ficamos com essa pendência, que implica até na liberação de novo lote de doses”, disse. Ela lembra que muitos não vão tomar a segunda dose no dia marcado, mas depois aparecem. “Muitos não vão no dia, vão nos dias seguintes até a sala de vacina e no segundo dia que abrimos (a vacinação) vão na última chamada”, acrescentou.

A Secretaria de Saúde de Rosário do Sul prepara a vacinação para outros três grupos de pessoas, que são os profissionais da educação, moradores de rua e população privada de liberdade (presidiários). Depois do complemento desses grupos a vacinação no geral prosseguirá para pessoas de 59, 58, 57 anos e assim por diante.

Foto: Julio Lemos/Arquivo/Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top