Você Está
Início > Notícias > Cidade > Vara Trabalhista de Rosário pode se tornar Posto Avançado de São Gabriel

Vara Trabalhista de Rosário pode se tornar Posto Avançado de São Gabriel

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) instaurou um processo administrativo para promover uma reestruturação em Varas do Trabalho e em Postos Avançados. Com a decisão, a Vara do Trabalho de Rosário do Sul se transformaria em Posto Avançado da Justiça, vinculado à Vara do Trabalho do município de São Gabriel, com redução da estrutura. O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul (Sintrajufe/RS) oficiou o TRT4 sobre o tema, requerendo a suspensão do processo e a abertura de diálogo com os envolvidos.

O processo também atinge outros municípios do estado, como Santa Vitória do Palmar, que hoje possui uma Vara do Trabalho e, com a mudança, passaria a ser um Posto Avançado da Justiça do Trabalho vinculado ao foro de Rio Grande. O inverso acontece em São Sebastião do Caí e Tramandaí, onde os atuais Postos Avançados seriam transformados em Varas do Trabalho, com aumento da estrutura.

Em entrevista à Gazeta, um dos diretores do Sintrajufe/RS, Rafael Scherer, relatou que a decisão foi emitida sem consulta à categoria. Ele afirma que, em Rosário do Sul, essa mudança atinge os servidores, pois haverá redução do quadro e retirada de funções comissionadas, e os usuários, que podem ser prejudicados com possíveis atrasos na tramitação de processos. Além disso, não teria um jurista presente na localidade, pois seria vinculado a São Gabriel. “Estamos pedindo a suspensão desse processo administrativo para que haja um diálogo maior com as partes envolvidas, servidores, sindicatos, principalmente com as localidades que estão tendo redução de estrutura”, disse Scherer.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Dia 23 de abril, o Sintrajufe/RS protocolou o requerimento de suspensão imediata do processo de reestruturação e a abertura de diálogo como exigência para que qualquer mudança seja efetivada. O texto destaca ainda que não foram apresentados estudos que justifiquem a reestruturação e que essas mudanças impactam “decisivamente no cotidiano de trabalho de uma categoria que já conta com dados alarmantes e crescentes de adoecimento e assédio moral, comprovados em recente pesquisa científica já apresentada”, conforme texto encaminhado à administração do tribunal e ao corregedor-geral da Justiça do Trabalho. Um abaixo-assinado foi entregue à presidência do TRT4 solicitando diálogo para que qualquer mudança seja definida.

Deputado Valdeci (PT) busca suspender decisão do TRT4

Nesta semana, em Porto Alegre, o deputado Valdeci Oliveira (PT) reuniu-se com Scherer e definiu que irá protocolar, nos próximos dias, junto ao TRT4, um ofício solicitando a suspensão do processo administrativo. “Entendemos que a transformação em postos vai dificultar a prestação dos serviços, a partir da diminuição de funcionários e do acúmulo de trabalho que ocorrerá. Isso vai prejudicar a população e, principalmente, os trabalhadores e trabalhadoras, que, no cenário atual, já se encontram fragilizados pelos efeitos da reforma trabalhista e pela ameaça de uma reforma da previdência predadora de direitos”, destacou o parlamentar.

Reportagem e foto: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top