Você Está
Início > Notícias > Cidade > Vitória completa quinze anos de vida e superação

Vitória completa quinze anos de vida e superação

A jovem Vitória da Silva Nunes comemorou duplamente seus 15 anos no início deste mês de junho, com sua família e amigos. Uma carreata realizada no último domingo (6) marcou a celebração da jovem, que nasceu com microcefalia de forma prematura na capital do RS. A mãe dela contou à reportagem da Gazeta como a jovem superou os problemas de saúde e hoje vive apenas com uma única medicação.

Filha dos rosarienses Luciane Ferreira da Silva e Joane Severo Nunes e irmã de Diego da Silva Nunes, Vitória nasceu no dia 1º de junho de 2006, em Porto Alegre, de forma prematura, com 1.055kg e 36cm. Ela precisou ficar mais de dois meses na UTI Neonatal do Hospital Conceição.

Com quatro meses de vida, foi diagnosticada com microcefalia e passou por muitos especialistas e clínicas. Ela também usou cadeiras de rodas desde que nasceu, pois tinha problemas de tendões nos pés, que foram resolvidos com uma cirurgia.

A mãe conta que Vitória nasceu sem visão (já parcialmente recuperada), sem total formação nos pulmões e cérebro. Na época a família procurou auxílio na área de saúde da capital, incluindo o próprio Hospital Conceição , a Cerepal Reabilitação para Lesionados Cerebrais, AACD e com o apoio do deputado Márcio Biolchi, na época na Assembleia Legislativa, ganhou uma bolsa de ensino na Kinder Centro Integração da Criança Especial.

“No Conceição recebemos o apoio de médicos, enfermeiros, psicólogos.  As enfermeiras se comoveram, não faltei um dia na UTI quando ela ficou internada, queria que ela sentisse minha presença”, conta Luciane. Lá ela também recebeu apoio na alimentação e no transporte, pois moravam no Jardim Itú Sabará. Ela contou que além do marido e do filho Diego, teve o apoio da cunhada Lisandra Severo Nunes. A família morou também em Tramandaí e Santana do Livramento, esta última onde Vitória frequentou a APAE. Após o retorno a Rosário do Sul a família matriculou a jovem na APAE local, onde também recebem apoio.

Luciane diz que a filha é uma bênção na vida deles. “Muitos pais não divulgam, nunca tive vergonha da microcefalia. Ela foi programada, Deus sabe o que faz. Por ela eu dava até minha vida. Foi uma bênção, se tivesse que fazer tudo de novo eu faria”, disse. A mãe também destaca que a sua filha lhe ensinou muita coisa e que praticamente encerraram as crises, além da medicação ter sido diminuída ao longo dos anos. “Ela é muito carinhosa comigo, chamo ela de princesa e ela também, me beija, me abraça, é tão bom um carinho de uma criança especial. Ela está sempre rindo e gosta muito de música. Só tenho gratidão por ela estar bem e agradeço a Deus por tudo”, completa.

A carreata de comemoração aos 15 anos saiu da praia e passou em frente a residência da família na Ru Amaro Souto. Na oportunidade, o Corpo de Bombeiros também fizeram fotos com a aniversariante após passarem com o caminhão da guarnição com balões alusivos a data. Vitória ficou em frente a casa, que foi decorada com balões recebendo as homenagens de quem passava. A aniversariante ganhou muitos presentes entre eles um terreno. Hoje eles moram de aluguel. A repercussão do aniversário de Vitória nas redes sociais também gerou muitos telefonemas de felicitações contou a mãe Luciane.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top