Ícone do site Gazeta de Rosário

Bolsonaro e Haddad também foram maioria dos votos em Rosário do Sul

No próximo dia 28, os cidadãos brasileiros irão novamente às urnas para decidir quem será o presidente da República e o governador do Rio Grande do Sul. O segundo turno das eleições à presidência será entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Já os eleitores gaúchos, irão escolher entre Eduardo Leite (PSD) e o atual governador, José Ivo Sartori (MDB), para presidir o Palácio do Piratini.

Conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral, atualizado às 3h e 35min desta segunda-feira (8), em âmbito federal, Bolsonaro computou 46,03% dos votos válidos, enquanto Haddad ficou em segundo lugar com 29,28%. Já no Rio Grande do Sul, os eleitores de Bolsonaro somaram 52,63% e de Haddad 22,81%. Para compor a bancada do senado, os gaúchos elegeram Luis Carlos Heinze (PP), com 21,94%, e Paulo Paim (PT) com 17,76% dos votos. Até o fechamento desta edição, 99% votos haviam sido apurados. Quanto à votação para governador do Estado, Leite computou 35,90% dos votos, e Sartori 31,11%.

Como os rosarienses votaram para governador:

Como os rosarienses votaram para o Senado:

Parcial dos candidatos rosarienses no primeiro turno das eleições de 2018

Alguns rosarienses concorreram nessas eleições. O ex-prefeito de Rosário do Sul, Alson Pereira (PRB), concorreu à vaga de deputado estadual e computou 3.020 votos dos rosarienses. A atual vereadora Maria Eugênia (PDT) também disputou uma vaga à deputada estadual e contabilizou 2.162 votos. Para deputado federal, o candidato pelo PSOL, Mano Volnei, conquistou 733 votos. A candidata ao senado Carmen Flores (PSL) ficou em quarto lugar em âmbito estadual e conquistou 5.682 dos rosarienses. Concorrendo à presidência do país ao lado de João Goulart Filho (PPL), o rosariense Léo Alves (PPL) conquistou 44 votos.

Nenhuma ocorrência policial foi registrada durante a votação em Rosário do Sul

O domingo (7) de eleições em Rosário do Sul não teve nenhum registro de crimes eleitorais. Por ser a primeira eleição em que se utiliza a biometria, houve atrasos e filas em algumas sessões.

Rosário possui 101 seções eleitorais distribuídas em 21 locais de votação. O maior colégio eleitoral da cidade fica no Clube Campestre, localizado no bairro Primavera, o qual possui nove seções e mais de três mil eleitores. Ao todo, mais de 500 pessoas trabalharam diretamente na eleição, sendo 404 mesários.

Além da Brigada Militar, Polícia Civil e Exército Brasileiro, o Cartório Eleitoral contou com o apoio da Polícia Federal, da Delegacia de Livramento, que disponibilizou uma viatura e três policiais para auxiliar na fiscalização do pleito, que encerrou sem registros de crimes eleitorais.

Dep. federais eleitos – ranking de votação em Rosário

*Onyx Lorenzoni (DEM) – 11,80% (2.485 votos)

Dep. estaduais eleitos – ranking de votação em Rosário

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Foto em destaque: Julio Lemos / Gazeta de Rosário