Ícone do site Gazeta de Rosário

Bombeiros de Rosário do Sul integram Força de Resposta Rápida

Quatro bombeiros Militares de Rosário participaram da 2ª capacitação da Força de Resposta Rápida, que ocorreu em Livramento

Quatro bombeiros militares de Rosário do Sul realizaram curso e integram uma das duas células da Força de Resposta Rápida do 10º Batalhão de Bombeiros Militares de Santana do Livramento.  O 1º Sargento Ricardo de Freitas Toniazzo e os soldados Éder Souza Soares, Maicon Cardoso Bernardes e Cássio da Rosa de Oliveira, integrantes do 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Rosário do Sul, participaram do segundo nivelamento da Força de Resposta Rápida, ocorrido no final de agosto.

O treinamento teve a coordenação da Academia de Bombeiros e Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS). Foi o 7º nivelamento com a participação de 12 bombeiros do Rio Grande do Sul e três bombeiros do Uruguai.  No treinamento, os integrantes da Força de Resposta receberam a certificação para atuar em eventos de grandes proporções de busca, salvamento e resgate urbano e rural, aquático, terrestre e altura, com capacidade de agir rapidamente para localizar, resgatar e prover socorro para vítimas presas em estruturas colapsadas, enchentes, grandes incêndios, entre outros.

O objetivo deste treinamento é promover o nivelamento técnico e o entrosamento entre os integrantes da Força de Resposta Rápida, uma vez que essa equipe já realizou o nível I no ano passado, em Porto Alegre.

Leia mais notícias da editoria Geral

Cada um dos 12 Batalhões de Bombeiros Militares do estado possui a sua Força-Resposta com duas células. Rosário do Sul conta com quatro militares inseridos nesta equipe: o 1º Sargento Toniazzo e os soldados Éder, Bernardes e Cássio; os quais fazem parte da composição de uma célula completa.

Estes Bombeiros estão habilitados para atuar nestes eventos emergenciais dos quais devem  ter  uma estrutura autossuficiente e independente, com viaturas 4×4, embarcações e kits específicos para cada tipo de salvamento em que atuarão. Eles serão empregados sempre que a emergência ultrapassa a capacidade de resposta  da unidade local, então essa  será acionada.

Foto: Divulgação / 3º Pelotão de Bombeiros