Você Está
Início > Notícias > Esporte > Brigas durante o citadino rendem punições em duas categorias e nota de repúdio da organização

Brigas durante o citadino rendem punições em duas categorias e nota de repúdio da organização

O Citadino de futebol rosariense teve as seis primeiras punições após dois casos de agressões registradas com violência nas categorias Veteranos 33 e no Principal.

Os fatos ocorreram em 28/10 e 05/11, e foram julgadas. Dos sete punidos, seis levaram 14 meses de afastamento sumário do futebol e outro um jogo de suspensão. São dois atletas punidos com a pena maior nos veteranos após agredir o árbitro do jogo São Paulo 5  x 0 Boca Júniors e outros três no jogo principal entre Atlético União 1 x 1 Passo da Areia (encerrado antes do tempo final por falta de segurança) . Dois foram punidos e apresentaram recurso. Nos veteranos o árbitro foi agredido como relatou na súmula.

Agressão ao árbitro em jogo decisivo dos 35

Dois atletas da equipe do Boca Júniors levaram suspensão sumária do futebol por 10 meses de eventos e competições esportivas promovidos pela prefeitura e SESC, este último que julga os fatos. A suspensão pode ser ampliada para 5 anos em caso de reincidência. Ambos foram citados por agressão física ao árbitro do jogo que terminou 5 a 0 para o São Paulo e desclassificou a equipe dos dois envolvidos.

A GAZETA teve acesso ao relatório das arbitragens. Nela o árbitro informou que aos 28 minutos apitou um pênalti contra o Boca Júniors. O atleta de número 13 foi na direção dele e ofendeu com palavras de baixo calão, recebendo o cartão amarelo. Não satisfeito deu um chute no árbitro e seguiu proferindo ofensas, sendo aplicado o segundo amarelo e consequentemente o vermelho. Assim o atleta do Boca voltou-se contra ele tentando agredi-lo, sendo contido pelos outros atletas de seu time.

No mesmo instante outro atleta do Boca, número 03, foi até o árbitro e afirmou que ele estaria “roubando seu time”, e disse que o mesmo não iria mais apitar o jogo enquanto estivesse no campo, “empurrando-o com as duas mãos recebendo o vermelho direto”. O jogador teria pegado a boa e jogado com chute para o outro lado da tela de proteção e falou que “não sairia do campo e disse que ninguém iria tirar ele dali”. A partida prosseguiu e teve vitória de goleada do São Paulo por 5 a 0, desclassificando a equipe dos agressores. Um deles recorreu a punição.

Pancadaria generalizada no Futebol Principal

Em um jogo que não terminou por falta de segurança,  em 05/11, cinco atletas foram punidos por atitudes anti-desportivas realizadas na 5ª rodada do domingo retrasado. Imagens amadoras de torcedores e a súmula do árbitro levaram as punições. Quatro deles receberam pena máxima e estão fora do futebol por 14 meses. Um deles recorreu.

O jogo Passo da Areia 1 x 1 Atlético União terminou com 23 minutos do segundo tempo por falta de segurança, assinalado pelo árbitro Mauro Fontoura. Um “carrinho” por trás praticado pelo atleta 23 do Passo da Areia contra o centro-avante 9 do Atlético iniciou uma discussão que acabou em briga, invasão de campo e encerramento do certame.

Na sequência da confusão, em um vídeo amador é possível ver o atleta de número 06 do Atlético partindo para cima de um adversário, mesmo tendo a interferência de um dirigente abre a mão esquerda e dá um murro no outro jogador que parte para cima, iniciando uma agressão mútua e generalizada.  Na confusão o atleta que foi agredido primeiro acaba sendo alvo dos colegas do agressor caindo ao chão após ser atingido mais uma vez com um golpe chamado “voadeira”. Outros três atletas são citados no fato, um deles do Atlético e outros dois do Passo da Areia. Um dos jogadores do Atlético que acabou sendo vítima levou um jogo. Os demais 14 meses com agravante de que se, ao retornarem terão pena de 5 anos banidos do futebol.

MOÇÃO DE REPÚDIO

A organização do evento, através da Sedecultur emitiu “Nota de Repúdio e Esclarecimento”, sobre os fatos ocorridos em 28/10 e 05/11 no Citadino. “Sabemos que os episódios geraram debates, mancharam a beleza da competição, e além disso, foram na contramão da importância do esporte como peça fundamental de uma sociedade lúcida, respeitosa e saudável. Viemos por meio desta, manifestarmos o nosso repúdio veemente aos fatos acontecidos… Esperamos e prezamos para que estes episódios não voltem a acontecer na realização dos jogos. …Independente de quem sairá vencedor dentro das quatro linhas, o esporte é promovido como uma ferramenta para o desenvolvimento social da comunidade”, encerra a nota da Sedecultur.

Leia mais notícias da editoria de Esporte

MAIS CITADINO

No outro jogo daquela rodada de 05/11 o Peñarol venceu o PGS por 4 a 2, porém por ter inscrito atleta irregularmente perdeu os pontos e ficou desclassificado do grupo A que terá a última rodada domingo que vem, 19/11, entre Municipal e Atlético União. A mesma rodada terá às 9h AABB x Humaitá pelos veteranos 50 e no primeiro jogo da tarde J.A. Esportes x D’Prima pelos 60 anos.

Principal:

Grupo A

1 Passo da Areia 11 pts

2 Atlético União 8

3 Municipal 7

4 PGS 4

5 Peñarol 1

Grupo B

1 Bambas 8

2 Progresso 8

3 Saideira 4

4 Polvadeira 1

*Os três primeiros de cada grupo classificam-se para a fase seguinte.

*Peñarol desclassificado por inscrição de atleta irregular.

GRUPO B

1- Bambas 8

2 Progresso 8

3- Saideira 4

4 Polvadeira 1

*Classificados Bambas, Progresso e Saideira. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top