Ícone do site Gazeta de Rosário

Desfile Farroupilha reúne cerca de 15 mil pessoas em Rosário do Sul

Cerca de 15 mil pessoas acompanharam, na quinta-feira (20), o que foi considerado um dos maiores desfiles temáticos tradicionalistas dos últimos anos.

O público se posicionou no largo da rua Amaro Souto, em Rosário do Sul, para acompanhar a passagem das entidades rosarienses. O evento, antes previsto para o turno da manhã, teve início às 14h30 devido à instabilidade do clima. Com a tarde ensolarada, cinco mil cavalarianos participaram do desfile.

A abertura ocorreu com a chegada da Coordenadoria Municipal Tradicionalista (CMT) e seu coordenador Darci Gonçalves. A prefeita Zilase Rossignollo e o presidente da comissão dos festejos, Marcos Paulo Silva, acenderam o candeeiro crioulo que ficou sob a guarda dos Bombeiros Mirins.

Este ano o tema dos festejos farroupilha foi o Tropeirismo e a Feira de Sorocaba, com sua contribuição para a formação da identidade sul-rio-grandense.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O desfile teve início com a passagem da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. A primeira entidade a cruzar pela avenida foi o CTG Crioulos do Caverá, que teve à frente a presença dos Patronos dos Festejos de Rosário do Sul, Antônio Flores, Ângelo Flores e José Luis Machado Júnior.

As entidades homenageadas este ano foram o CTG Querência do General Abreu, por seu jubileu de 50 anos de fundação, e o Piquete de Tradições Gaúchas Os Maragatos, que celebra 30 anos. Jorge Enri Alves, patrão do Abreu, e a patroa dos Maragatos, Luciana Winkler Coelho, receberam placas de reconhecimentos das duas datas.

Entidades passaram pela Amaro Souto durante a tarde. Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Os participantes também reverenciaram o fundador do movimento tradicionalista do Rio Grande do Sul, Paixão Cortes, falecido neste ano. Além da lembrança da personalidade que inspirou o monumento O Laçador, foram homenageados postumamente tradicionalistas locais falecidos também em 2018, como Glenio Daison Gularte da Silva, fundador do CTG Adaga Velha e pioneiro nos desfiles temáticos farroupilhas; José Gabriel Soares da Rosa, membro do Grupo Farroupilha; e Everson Cordeiro, tradicionalista e o leiteiro (tambista) mais antigo do município.

O coordenador tradicionalista Gonçalves, emocionado, falou à reportagem da Gazeta sobre o sucesso da Semana Farroupilha. Em 2018 ele completou 10 anos à frente da CMT e ainda completou 40 anos de cavalgadas da busca da Chama Crioula: “Só tenho a agradecer à gauchada, CTGs, PTGs. Foi um dos desfiles mais lindos nos 10 anos como coordenador”, destacou. “Quero agradecer a Deus e a todos que contribuíram para a festa, e também à Gazeta de Rosário, pois ela faz parte da história da Coordenadoria”, pontou o tradicionalista.

Na cerimônia de encerramento dos festejos, além de ressaltar a grandeza do desfile, Gonçalves também lembrou as duas perdas para o tradicionalismo, Paixão Cortes e Glenio Daison. “Eles deixaram legados para prosseguirmos a tradição”, ressaltou.

Tradições gaúchas foram lembradas de diversas formas. Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

O patrão do CTG Adaga Velha, Everton Barreto, igualmente comentou o sucesso do evento. “Ficamos orgulhosos de estar à frente do CTG, e com tantas coisas boas, lembrando do legado que ficou do Daison e de todos os outros que passaram pelo CTG. A Semana Farroupilha foi um sucesso”, declarou.

O presidente da Comissão dos Festejos, Silva, por sua vez, destacou o empenho dos grupos. “Cada entidade desenvolveu sua programação, que culminou com o espetáculo do desfile de 20 de setembro, onde nossa comunidade esteve prestigiando e vivenciando um dos maiores desfiles e apresentações temáticas e culturais”, disse.

A festa encerrou por volta de 19h, com a extinção da Chama Crioula.

Transmissão ao vivo

A Gazeta de Rosário, pela primeira vez, realizou a transmissão ao vivo do desfile de 20 de setembro de Rosário do Sul através da ferramenta Live em sua página oficial no Facebook (facebook.com/gazetaderosario).

A jornalista Dyuli Soares e o produtor publicitário Thiago Lima apresentaram o evento, realizando entrevistas e interações com os espectadores. Eles foram acompanhados por cerca de 20 mil espectadores, com alcance de aproximadamente 34 mil pessoas durante a tarde de quinta-feira (20), dos mais diversos locais do Brasil e até do mundo. Confira:

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto em destaque: Renato Moraes / Gazeta de Rosário