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Dos livros para os corredores da escola: professor inova em aulas de História em Rosário do Sul

“Já fui francês do século XVIII para falar da Revolução Francesa, militar para falar do Governo Militar no Brasil, faraó para falar sobre o Egito (…)” a frase do professor de História e Sociologia Rafael da Rosa, resume a didática usada por ele em sala de aula. Alunos, equipe diretiva e demais professores do Instituto Ruy Ramos já se acostumaram a dividir as salas de aula e corredores com ícones da História. Ao avaliar a interação entre aluno e conteúdo, Rosa – que mescla a didática com o lúdico, resolveu criar uma gincana que instigasse o interesse dos alunos por um dos períodos que marcou o Brasil: a Era Vargas.

Aos 41 anos, o professor que leciona História para o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da instituição, desde 2009, conta que sempre que pode trabalha com projetos pedagógicos. Para ele existe uma compreensão e associação maior do conteúdo desenvolvido em sala quando unido às práticas do dia a dia.

A Era Vargas, ensinada durante o 9º ano do Ensino Fundamental, é o período no qual Getúlio Vargas governou o país por 15 anos interruptos (1930 a 1945). A época é considerada um marco na história brasileira em função das inúmeras mudanças que o ex-presidente fez, tanto de cunho econômico quanto social.

Foto: Reprodução / Facebook

Ao definir a gincana, o professor explica que pensou em uma brincadeira que pudesse envolver todos os alunos. Foi, então, dada a largada: Rosa apresentou a proposta aos alunos, dividiu a turma em três equipes, gravou um CD com todas as instruções das nove tarefas que teriam que ser cumpridas de dois até nove de junho e apresentou as tarefas.

Com as seis equipes estabelecidas e nomeadas, conforme as revoltas oligárquicas que antecederam a Era Vargas, os integrantes da Vacina, Chibata, Operários, Cangaço, Canudos e Contestado estavam prontos para a disputa e para o conhecimento. Rosa afirma que as equipes participaram ativamente de todas as atividades. Para ele, a tarefa mais significativa foi a de ouvir idosos sobre a época. O professor conta que os alunos foram até o Lar dos Idosos na busca de depoimentos e ficaram impressionados com os relatos.

Como as atividades envolvem outros espaços da escola, os outros alunos acabam se envolvendo. O desfile realizado na manhã de sexta-feira (09), por exemplo, reuniu cerca de 60 alunos caracterizados.

Além da Gincana Era Vargas, Rosa está sempre em busca metodologias que “garantam a viagem dos alunos aos períodos da história”. Para o professor, “mais do que uma atividade pedagógica, foi um aprendizado enriquecedor para todos”, conclui.

Tarefas a serem cumpridas

Reportagem: Natalia Apoitia / Gazeta de Rosário
Fotos: Reprodução / Facebook