Você Está
Início > Notícias > Cidade > Instalados o Conselho Municipal e Fundo Municipal de Defesa Civil em Rosário do Sul

Instalados o Conselho Municipal e Fundo Municipal de Defesa Civil em Rosário do Sul

Em 10 de maio, nas dependências da Secretaria Municipal da Assistência Social foi instalado o Conselho Municipal de Defesa Civil e o Fundo Municipal de Defesa Civil. Sob a coordenação do Secretário Municipal da Assistência Social, Edson Pereira, ocorreu a eleição e posse do referido Conselho de Defesa Civil. A  presidência ficou com a Assistente Social Kelly Leão. Já nesta quarta, 15/5, ocorreu nova reunião e substituição de umas das entidades participantes. O secretário de Assistência Social, Edson Pereira e a  presidente do Conselho, Kelly, falaram à Gazeta a respeito do órgão.

A coordenação dos trabalhos executivos do Conselho é da responsabilidade do atual Coordenador Municipal de Defesa Civil, Sr. Oscar Pereira. 

O secretário Edson Pereira falou à Gazeta sobre a importância da ativação dos dois órgãos, inclusive a respeito de Rosário poder receber recursos federais e estaduais, tendo em vista o decreto em vigor de emergência devido às enchentes e chuvas no município:

-A importância da formação do referido Conselho Municipal e seu respectivo Fundo consiste no fato de que todos os recursos e doações feitas pelo Governo Federal e Estadual para atender as necessidades decorrentes de qualquer evento climático (enchentes, secas, ou outra calamidade pública  ou situação emergencial) serão enviadas para o Conselho Municipal de Defesa Civil, explicou o secretário de Assistência, Edson Pereira.

Ele destacou que “neste momento que Rosário do Sul vive situação de emergência, decretada pelo Prefeito Municipal, o município se credencia a receber o auxílio financeiro e material dos governos Federal e Estadual, que já acenaram com os citados benefícios”, finalizou.

TVG entrevistou a presidente Kelly Leão

No dia 15,  houve nova reunião do conselho onde foi formalizada a troca de uma das entidades que o compõe. A Emater deu lugar ao Sindicato Rural. Após o encontro a TV Gazeta esteve na secretaria e também falou com a presidente Kelly Leão.

“A importância da criação do conselho e do fundo, foi pela situação que vivemos no RS ( e Rosário em situação de emergência devido às fortes chuvas do final de abril) e até então não tínhamos o conselho formado e na sexta foi composto por três entidades civis organizadas e três do governo”, explicou Kelly.

“Depois da formação houve identificação do Sindicato Rural e em conversa com Emater e Sindicato fizemos nova reunião (hoje) por unanimidade em substituição da Emater pelo Sindicato Rural”, acrescentou. Kelly tem na diretoria como secretários Fabrício de Pietro, representando o Rotary Club e Andressa Menna Barreto Marçal (Sindicato Rural).

Todos os membros são: Oscar Pereira (coordenador da Defesa Civil, Alex Kessner, Kelly Leão, Fabrício de Pietro da Rosa (suplente Vinícius de Souza), Andressa Menna Barreto (suplente Ebert Silveira), Fernando Mahmud (suplente Verônica Silveira).

Leia mais notícias da editoria de Cidade

A presidente também reforçou a importância do conselho e de sua atuação na comunidade: “O Conselho tem importante trabalho dentro do município, é ele que vai fiscalizar e deliberar as ações da defesa civil. Vai coordenar e orientar as políticas voltadas às pessoas vítimas de catástrofes e situações de emergência. Com a criação do conselho criamos o fundo municipal. As verbas destinadas à Defesa Civil estão vindo para este fundo e nosso município não tinha conselho e nem fundo, ai a urgência de criar o conselho e consequentemente a formação do fundo para poder receber verbas destinadas ao município para suprir as necessidades para quando acontecem cheias estiagens e a defesa civil precisa atuar. A Defesa Civil está à disposição, as reuniões são abertas, podem conhecer o conselho e a defesa civil está à disposição”, concluiu.

Foto destaque: Assistência Social/Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top