Ícone do site Gazeta de Rosário

Mais de cem pessoas participaram do Plebisul em Rosário do Sul

No último sábado (7) aconteceu o chamado Plebisul, consulta popular promovida pelo Movimento O Sul é o Meu País, que apoia a separação dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do restante do Brasil. Os votos foram computados através de 1.611 urnas distribuídas por municípios da região. Rosário do Sul também participou do debate e contou com uma urna posicionada na Praça Borges de Medeiros.

Segundo apuração oficial do movimento, 138 pessoas participaram da votação em Rosário. Dessas, 129 votaram a favor da separação dos estados do Sul e nove foram contrárias. Já o total de urnas distribuídas pelos estados foram 364.256 votos, 96,26% a favor da independência e 3,74% contrárias. O objetivo do movimento era atingir 2 milhões de pessoas.

Mesmo com uma abrangência menor que a esperada, o presidente de Comissão Municipal do grupo em Rosário do Sul, Wellydyon Fagundes, considera que, no município, pode-se perceber que os rosarienses aceitaram bem o movimento. “O motivo é bem simples. Os autos impostos pagos à Brasília, tendo um retorno bem pequeno a nós. Um dos nossos objetivos é: tudo que nos produzirmos aqui, vai ficar aqui, tendo assim impostos mais baratos e possibilitando o grande desenvolvimento do nosso novo país”, argumentou ele, que, aos 17 anos é formado em Produção e Gestão de Eventos e estudante de curso técnico de Agropecuária.

Além da votação, neste ano os participantes foram convidados a assinar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP). Através deste documento, o movimento pretende propor um Plebiscito Consultivo junto às eleições de 2018 sobre o tema independência do Sul. A consulta realizada no último sábado tem caráter informal e não é registrada na Justiça Eleitoral. Este é o segundo plebiscito que o grupo realiza em 12 meses.

Foto: Divulgação