Ícone do site Gazeta de Rosário

Novo conceito de artes cênicas será apresentado em Rosário do Sul

Chamada de “Desmontagem”, um conceito relativamente novo no âmbito das artes cênicas, a peça “Evocando os Mortos Poéticas da Experiência” será apresentada em Rosário do Sul. O evento acontece no dia 25 de maio, às 20h, no Teatro João Pessoa.

Após a apresentação haverá um bate-papo sobre o processo de criação com a atriz Tânia Farias, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. O debate aborda as questões de gênero no teatro contemporâneo, assim como as questões éticas e estéticas que compõem a formação do ator e os processos de criação no teatro de grupo.

Leia mais notícias da editoria Geral

Ao todo, o projeto circulará por oito cidades do Rio Grande do Sul: Rosário do Sul, Morro Reuter, Santana do Livramento, Pelotas, Santa Maria, Gramado, Caxias do Sul e Viamão. Aqui no município, o projeto é organizado pela Associação Cultural Rosário em Cena Grupo de Teatro Art e Vida.

A “Desmontagem”, como é chamada, constitui uma análise e desconstrução do próprio trabalho artístico e, ao mesmo tempo, é obra de arte. Tânia Farias é uma das pioneiras dessa pesquisa inovadora no Brasil e tem sido responsável pela disseminação dessa investigação do trabalho de ator em todo o país.

O projeto é uma produção da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura RS FAC), Lei n° 13.490/10. Ao circular por oito cidades gaúchas, ele pretende disseminar a pesquisa, aproximar as cidades do estado através da ação cultural e propiciar um espaço de reflexão e debate sobre a produção do teatro de grupo brasileiro e questões sociais e políticas.

A exibição no Teatro João Pessoa, em Rosário do Sul, terá entrada franca.

Foto: Paula Carvalho / Ói Nóis Aqui Traveiz / Divulgação