Ícone do site Gazeta de Rosário

Quase setenta bolsas arrecadadas na primeira coleta de sangue do ano em Rosário do Sul

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (6) a primeira coleta de sangue do ano de 2021 no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA). A coleta contou com 73 voluntários e 69 bolsas de sangue arrecadadas.  O resultado está dentro da média dos últimos dois anos, embora em meio à pandemia de Covid-19.

A coleta foi feita pelo Hemocentro de Alegrete com a participação da equipe do HCNSA e membros do Rotary Club Rosário do Sul Centro.

Em 2020, no mesmo período de janeiro foram 76 doadores e 74 bolsas de sangue coletadas. Em janeiro de 2019 foram 74 voluntários e 63 bolsas.

Em dezembro de 2020, foram 43 doadores e 35 bolsas arrecadadas. Em 2020 foram 761 doadores e 650 bolsas arrecadadas enquanto que em 2019 foram 965 doadores e 763 bolsas arrecadadas durante as coletas mensais.

Leia mais notícias da editoria Cidade

“A doação de sangue é um gesto de amor ao próximo e, como profissionais de saúde, temos a missão de ajudar e mobilizar novos voluntários. Neste momento existem várias pessoas precisando de uma transfusão. Doar sangue é compartilhar vida”, assinalou o provedor do HCNSA, Dr. Agripino Azambuja de Oliveira.

As doações de sangue ocorrem na primeira quarta-feira de cada mês no saguão do HCNSA e para ser um doador o voluntário deve ter entre 16 a 69 anos, pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde, além de observar o intervalo entre cada doação, que é de 2 meses para homens e três meses para mulheres.

A próxima coleta no hospital ocorrerá no dia 5 de fevereiro. Os voluntários devem também levar um documento original com foto e estar bem alimentado e descansado. Doe sangue, salve vidas.