Ícone do site Gazeta de Rosário

Rosarienses prestigiam recital de piano no teatro João Pessoa

Covalesky e Adriane interpretaram duas obras

Quatro jovens estudantes de música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) emocionaram os rosarienses na noite da última quarta-feira (17). O Teatro Municipal João Pessoa ficou lotado para assistir a um recital de piano organizado exclusivamente para Rosário do Sul. O evento fez parte do primeiro dia de programação da 37ª Feira do Livro do município.

O repertório do recital foi composto por peças do repertório erudito. Os acadêmicos interpretaram obras de Chopin, Liszt, Schumann, Debussy, Ravel e Tchaikovsky durante um espetáculo que durou um pouco mais de uma hora. Ao início de cada apresentação, os músicos explicaram ao público o cenário histórico de cada peça.

Instrumentalistas são acadêmicos de música da UFSM

O concerto foi dividido em duas partes. Na primeira, os pianistas tocaram piano solo. O acadêmico Leonardo Brasil começou o espetáculo interpretando a obra Prelúdios Op. 28 nº 6 e 20, de Fréderic Chopin. Seguido pelos instrumentalistas Abigail Somavilla, Lucas Siduoski e Yuri Covalesky.

A segunda parte do recital teve início com Covalesky interpretando a obra Romance Op. 94 nº1, de Robert Schumann. A apresentação contou com a participação da acadêmica de bacharelado em oboé, Adriane Diniz. Ela e Covalesky interpretaram, também, a obra Reverie de Claude Debussy. As demais apresentações foram no formato piano a quatro mãos – dois pianistas no mesmo piano ao mesmo tempo. Os acadêmicos foram aplaudidos em pé pelo público.

O Teatro Municipal João Pessoa ficou lotado para assistir ao recital

A apresentação é uma atividade extracurricular e visa difundir a produção dos estudantes do curso de música da Universidade. “O normal é que a gente estude e acabe mostrando as nossas peças no final do semestre para uma banca de professores ou para um auditório composto essencialmente por alunos do curso. A produção fica muito retida nos muros da faculdade, por isso, esse recital foi idealizado”, disse Covalesky, em entrevista à Gazeta.

Fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário