Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosário do Sul já conta com registro de declaração de guarda de animais

Rosário do Sul já conta com registro de declaração de guarda de animais

Foi realizado no dia 17 de maio, no Registro de Títulos e Documentos de Rosário do Sul, a primeira certidão de registro de declaração de guarda de animais domésticos/silvestres em Registro de Títulos e Documentos. A iniciativa foi do empresário Arquimedes de Avila Aprato, que registrou sua cachorrinha “Maluquinha”, da raça York Shire. A documentação foi feita pelo oficial registrador Rogério Pereira Figueiredo e o oficial substituto Lucas de Prá Maicá.

“Com o documento de guarda, facilita-se a comprovação da identidade de seu animal e do guardião.  É como se cães e gatos e demais bichinhos tivessem sua existência comprovada e registrada, o que facilita muito em caso de perda e fuga”, destaca o Serviço Registral de Rosário do Sul. 

Na quarta, 15, Aprato esteve no Jornal Gazeta de Rosário e foi entrevistado pela TVG. Acompanhado da sua cadelinha, ele contou como teve a ideia de fazer o registro e que outras pessoas da comunidade já querem fazer o mesmo.  Ele ganhou ela de um grande amigo em 2016, Bandeira Brasil Brilhante Braga e contou como soube que poderia ter a certidão de registro da guarda documentada.

“Escuto todo sábado o Fala Brasil do SBT e em um quadro falava sobre legalização de animais domésticos onde foram apresentados vários tipos e suas certidões. Ai pensei, se é lei federal, porque não registrar”. Assim procurou o Serviço Registral local, na pessoa do Bel, Rogério Figueiredo – oficial- e Lucas de Prá Maicá que encaminharam a certidão. “É bem simples, se pede o CPF do proprietário, carteirinha de vacinação com os dados do animal. Fiquei entusiasmado. Gosto muito da Maluquinha que vive comigo já vai fazer sete anos”, contou Aprato. Agora o seu animal está registrado como “Maluquinha de Ávila Aprato”.

Ele destacou que este tipo de documentação vale para todo o tipo de animal que o dono tem como guarda, “pode ser até uma galinha, um cavalo, porco…e destacou os mais de 11 mil animais socorridos durante as enchentes no RS:

“Tenho chorado várias vezes porque só não chora quem não tem coração, nessa desgraça que se abateu no RS, de ver os donos procurar seus pet, e quando acham os animais vem chorando e lambendo os donos…” e finalizou: “Fico satisfeito. Alguém faz a ponta e a continuação de quem alguém iniciou. As pessoas tem que ter apreço pelos animais”. 

Empresário do ramo da metalurgia, Arquimedes também é preocupado com os animais de rua e já fez diversos bebedouros públicos para cães. “Só não fiz mais porque não tenho tempo”, e também já doou mais de 10 mil mudas de árvores nativas. Algumas mudas ele mesmo com a ajuda de amigos plantaram nas ruas da cidade, como é o caso de um ipê roxo que está localizado em frente ao Serviço Registral, na João Brasil. 

SAIBA MAIS

O Brasil é o quarto país com a maior população de pets do mundo. Neste cenário, a identificação dos animais de estimação se torna cada vez mais importante. O serviço do registro de pet é oferecido no Cartório de Registro de Títulos e Documentos junto ao Cartório de Registro Civil e pode auxiliar os donos neste desafio de mantê-los em segurança.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Como fazer?

  1. Procurar o Registro de Títulos e Documentos na rua João Brasil, nº 612.
  2. Comparecer ao Cartório com RG, CPF. Se o animal tiver certificado de pedigree, ou outro documento, como carteira de vacinação é importante levar.
  3. A certidão trará o nome e o sobrenome do animal escolhido pelo tutor. O procedimento fica pronto no mesmo dia.

(55) 9-9908-1422 (Whats) ou (55) 3231-1406.

O Serviço Registral de Rosário do Sul está localizado na rua João Brasil, 612, esquina com Amaro Souto, no antigo prédio da loja Arigony, centro da cidade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top