Você Está
Início > Notícias > Destaque > Solon Cabrera Pacheco recebe o Título de Cidadão Rosariense

Solon Cabrera Pacheco recebe o Título de Cidadão Rosariense

Na noite de terça-feira, 9, Solon Cabrera Pacheco recebeu o Título de Cidadão Rosariense em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Rosário do Sul. Na solenidade, estiveram presentes familiares do homenageado, vereadores, autoridades civis, militares e público em geral.

A honraria foi concedida através da Lei Municipal 4.188, de 04 de novembro de 2022, pelos relevantes serviços prestados por Solon. O texto é assinado pelo prefeito Vilmar Oliveira (PDT) e pelo presidente do Legislativo, Rogério Ustra (MDB).

Solon, 84 anos, é filho de agricultores rosarienses que foram plantar arroz na Argentina na década de 30. Nascido em 1938 na cidade de Bonpland, em Passo de Los Libres/Corrientes, ele se formou no país vizinho em Museologia e História, e em sua volta ao Brasil serviu ao Exército em Rosário. Foi agricultor, trabalhou na antiga Swift Armour e formou um museu particular cultural com mais de 5 mil peças – já desativado.

Entre os presentes na solenidade estavam filhos, netos e bisnetos de Solon, além do padre Ângelo Diego Cadoná, representando a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e a Antoninha Andreazza, do Formigueiro da Fraternidade. Os vereadores Alessandro Lemos Chaves, Alisson Sampaio, Atheros Cides dos Santos, Gilberto Pinto, Jeferson Ortiz, Osiel Barcellos e Edmundo da Rosa também compareceram ao evento.

A mesa diretiva foi formada por Rogério Ustra, pelo secretário municipal Mariano Costa e pelo Comandante do 4º Regimento de Carros de Combate, Tenente Coronel Alfredo Jeffe. A apresentação foi do secretário da Câmara, vereador Joel de Freitas Paulo. 

Ustra destacou a história do museólogo e historiador. Lembrou da Lei 2.920, de 2009, que declarou de utilidade pública o Museu Particular de Solon. “O senhor é patrimônio rosariense. É um reconhecimento também por lei, com aval de toda a comunidade”, disse. “Vamos manter a história viva, pois é uma vida inteira que ele trabalhou e rastros são deixados. Ele colheu materiais e fez história”, concluiu.

Emocionado, o homenageado agradeceu a todos os presentes pelo título, incluindo o Legislativo, 4º RCC e familiares. “Meu muito obrigado a todos, presidente da Câmara, comandante do Regimento, vereadores, família, filhos, netos… A todos que vieram até de longe para isso e ao meu irmão Solano”.

Leia mais notícias da editoria de Política

Celise Pacheco Monteiro, filha primogênita de Solon, agradeceu o momento especial e referiu que o pai elevou o nome da cidade através da cultura.

Foto em destaque: Julio Lemos/Poder Legislativo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top