Ícone do site Gazeta de Rosário

Tempestade causa estragos em Rosário do Sul e região

A previsão de tempestade para o Sul do Brasil se confirmou na madrugada dessa quinta-feira (19). Em Rosário do Sul, a chuva chegou por volta do meio dia de quarta-feira (18) e se intensificou em torno das 3h de hoje, com ventos fortes e queda de granizo. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu um acumulado de 72 milímetros até esta manhã. Grande parte da cidade se encontra sem luz e os estragos são muitos, ainda não contabilizados pelos órgãos oficiais.

Segundo a RGE e a RGE Sul, que atendem Rosário do Sul, os ventos de alta intensidade, descargas atmosféricas e o granizo afetaram sua rede de concessão. A linha de transmissão de 69 kV de Jaguari está desarmada e cerca de 20 circuitos alimentadores, todos concentrados na região de Santo Angelo e Cruz Alta, estão desligados. “Estas são as informações deste momento sobre o temporal, não sendo possível, ainda, estimar a extensão dos danos na rede elétrica, uma vez que os ventos prosseguem”, declarou a empresa, em nota oficial enviada à imprensa. Conforme eles, a RGE e a RGE Sul estão totalmente mobilizadas desde a madrugada, trabalhando com todo seu efetivo de equipes próprias e terceiras.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também trabalha no atendimento aos danos causados pelo temporal no Estado. Segundo o órgão, nove rodovias ficaram bloqueadas ou parcialmente interrompidas devido a quedas de árvores – veja lista abaixo. Uma delas foi a BR-290, em Rosário do Sul, nos km 485 e 490, que teve interrupção parcial por queda de árvore.

Neste momento segue a chuva em Rosário do Sul, com ventos de 7 km/h, segundo o Climatempo. O site aponta temperatura de 18ºC, com sensação de 19°C. A precipitação deve continuar até à noite, com previsão de 50mm e ventos de até 14 km/h. A temperatura máxima deve ficar em 25°C.

Ainda segundo o Climatempo, a chuva só deve deixar a região no sábado (21), para quando estão marcados 13mm, com ventos de 16 km/h e máximas e mínimas de 27°C e 19°C, respectivamente. Na sexta-feira (20) devem cair mais 11mm, à tarde e à noite, com  ventos de 17 km/h. A máxima deve ser de 30°C e a mínima de 16°C.

Imagens: Enviadas por leitor

Em contato com a Gazeta, a assessoria de imprensa da Administração Municipal informou que ainda não existem números sobre os danos em Rosário do Sul, mas que o cenário é de calamidade. A Defesa Civil está trabalhando no atendimento dos casos de maior gravidade e realizando o levantamento dos estragos. Várias árvores caíram na cidade, inclusive na Praça Borges de Medeiros, e danos também foram causados na rede elétrica e telefônica do município, ocasionando dificuldade de comunicação na região e falta de sinal. O órgão informou que, conforme a RGE Sul local, a energia elétrica pode demorar até três dias para ser restabelecida em sua totalidade.

Até o momento da publicação dessa matéria, a reportagem não havia conseguido contato com o Corpo de Bombeiros do município. As informações seguirão sendo atualizadas no decorrer do dia.

Outros municípios

O temporal também causou estragos em municípios vizinhos a Rosário do Sul, como em Santana do Livramento e Santa Maria, onde houve queda de granizo, casas destelhadas e quedas de árvores. No município da região Central, praticamente toda a cidade está sem energia elétrica. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil das localidades ainda calculam os prejuízos.

Em São Francisco de Assis, ao menos 15 casas teriam sido danificadas pela queda de granizo, registrada por volta das 17h da quarta-feira. Em Dom Pedrito, já choveu um acumulado de cerca de 100 mm, o que deve afetar a situação do Rio Santa Maria – que está mais de três metros acima do nível normal. Segundo o Cemaden, o nível do Rio Ibicuí da Armada em território rosariense está em 3,32m, ou seja, cerca de dois metros acima da normalidade.

Alerta de tempestade continua até o fim dessa quinta-feira

Segundo aviso de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o evento climático atingiria a região a partir das 11h de quarta-feira e permaneceria até às 23h59 dessa quinta-feira. Conforme o órgão, o grau de severidade do temporal é de perigo.

A chuva atingiria entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 Km/h, e queda de granizo. O risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos também permanece.

O INMet alerta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não devem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, recomenda-se desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Imagens: Enviadas por leitor

Rodovias bloqueadas ou parcialmente interrompidas

Reportagem: Caroline Motta / Gazeta de Rosário
Fotos: Enviadas por leitores e Julio Lemos / Gazeta de Rosário