Ícone do site Gazeta de Rosário

Voluntários comparecem para doar sangue no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora

Quase setenta voluntários compareceram ao hospital de Rosário do Sul para a coleta mensal de sangue que ocorreu nesta quarta-feira (7). Na oportunidade foram coletadas 57 bolsas de sangue pelo hemocentro de Alegrete.

A campanha doe sangue salve vidas ocorre toda a primeira quarta-feira de cada mês e auxilia na reposição do banco de sangue local e regional. É realizada no saguão do Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA) com o apoio do Rotary Club Rosário do Sul Centro.

Ao todo participaram 69 voluntários com 57 bolsas de sangue doadas e 12 inaptos. Segundo a coordenadora da campanha, enfermeira Bianca Dutra, durante a coleta, os doadores passam pela triagem inicial, posteriormente pela triagem hematológica, e para finalizar, respondem a um questionário, com a Assistente Social Fernanda, do Hemocentro de Alegrete e realizam a doação.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Ao todo foram arrecadadas 57 bolsas de sangue

Dentre os critérios para ser doador, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde, além de observar o intervalo entre cada doação, que é de 60 dias para os homens e 90 para as mulheres.

O HCNSA ressalta que no dia da doação não é necessário estar em jejum, basta fazer uma alimentação leve e trazer um documento de identidade.

Em setembro foram 54 doadores e 50 bolsas de sangue arrecadadas. Até aqui em 2020 são 651 voluntários e 555 bolsas de sangue arrecadadas. A próxima coleta ocorrerá na manhã do dia 04 de novembro no hospital.

Fotos: Divulgação