Você Está
Início > Notícias > Cidade > Ação de vacinação imuniza 1.200 rosarienses contra a H1N1 no Ervilhão

Ação de vacinação imuniza 1.200 rosarienses contra a H1N1 no Ervilhão

O período para vacinação contra a Gripe H1N1 foi prorrogado até o dia 09 de junho. Em Rosário, a vacinação para aqueles que não integram o grupo de risco aconteceu durante terça (30) e quarta-feira (31) no ginásio Ervilhão. O município disponibilizou 1.200 doses ao longo desses dias e todas foram aplicadas. Ao meio-dia dessa quarta já não havia mais vacinas disponíveis.

A comunidade teve acesso às doses por meio da distribuição de senhas, logo na chegada ao ginásio. A parceria entre o município e a escola Plácido de Castro serviu para imunizar uma parcela da população.

Já os membros do grupo de risco devem ir até a antiga Secretaria de Saúde – em frente ao hospital, ou aos ESFs para receber a vacina. Rosário do Sul recebeu 12.500 doses. Compõe o grupo: idosos, gestantes, doentes crônicos, crianças de até quatro anos 11 meses e 29 dias, mulheres em estado puerperal – que tenham dado a luz num período de até 45 dias, professores e trabalhadores da área da saúde.

Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Segundo dados do Ministério da Saúde, os grupos que menos se vacinaram foram as crianças, com 49,9% de cobertura, gestantes, com 53,4% e os trabalhadores de saúde, com 64,2%. Este ano, a novidade da campanha foi a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo. Até o momento, 60,2% deles se vacinaram.

Em 2016, houve 1.982 óbitos por influenza A/H1N1 no país. Este foi o maior número de mortes por H1N1 desde a pandemia de 2009, quando 2.060 pessoas morreram em decorrência do vírus no Brasil.

Reportagem: Natalia Apoitia / Gazeta de Rosário
Fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top