Você Está
Início > Notícias > Cidade > Após instrução básica, novos soldados recebem a boina preta

Após instrução básica, novos soldados recebem a boina preta

Foi realizado na tarde de quinta, 11 de abril, no pátio principal do 4º Regimento de Carros de Combate- Regimento Passo do Rosário- a formatura alusiva a entrega da Boina Preta para os quase 100 novos soldados do regimento. A solenidade contou com a participação de familiares e convidados.

Os recém chegados do Campo de Instrução Barão de São Borja, onde passaram pelo período de instrução básica, ingressaram no pátio de formaturas sob grande atenção dos familiares que fizeram fotos e filmaram o evento. 

A solenidade foi coordenada pelo Coronel Luis Felipe Aguiar e contou com a presença de delegação da cidade de Encantado/RS, que possui militares prestando o serviço militar na cidade. Fizeram-se presentes membros da prefeitura e Câmara de Vereadores daquela cidade, bem como dos representantes do prefeito de Rosário, o Dirigente Cultural do Município Leonardo Quadros Sampaio e a Chefe de Gabinete do Prefeito Vilmar Queila Tolbe, o vereador Guma representando a Câmara local. 

A formatura ocorre no fim do período de instrução onde os jovens soldados passaram por intenso treinamento no CIBSB e chegaram naquela tarde a cidade na chamada “Operação Boina Preta”, símbolo do combatente de veículos blindados.

Na ocasião o Coronel Aguiar, comandante do Regimento realizou a entrega dos certificados aos soldados destaques do exercício sendo eles Eduardo Gobbato- destaque geral da operação Boina Preta; Jeferson Rosinski- destaque do 1º Pelotão, Pedro Oliveira Ribeiro- Destaque do 2º Pelotão e Kauã Bassedone Alves, destaque do 3º Pelotão. Os familiares dos destacados também participaram da entrega das boinas pretas. Ao todo são 96 recrutas das cidades de Rosário do Sul, Cacequi, Chuvisca, Cristal, Bom Retiro do Sul e Encantado fazendo seu serviço militar este ano no Passo do Rosário.

Na sequência os familiares de todos os novos soldados foram entregar a boina para os jovens e realizaram registros fotográficos e filmagens. 

Na sua manifestação o Cel Aguiar lembrou o simbolismo da Boina Preta, a importância dos conhecimentos recebidos durante a instrução, destacando a dedicação e comprometimento dos mesmos, exigidos pelo Exército para o desempenho exemplar do serviço militar. Agora, lembrou ele, que os soldados do efetivo variado irão receber outras instruções, e conhecerão melhor a maior arma de guerra da Cavalaria do País, que é o VBC Leopard 1 A 5, o moderno carro de combate do qual é dotado o 4º RCC.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Ao fim o Regimento junto com os militares já com as boinas, desfilaram encerrando a cerimônia que teve também um coquetel festivo para todos os presentes.

Foto destaque: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top