Ícone do site Gazeta de Rosário

Arrozeiros realizam mobilização em Restinga Sêca

Produtores rurais seguem buscando soluções para a crise no setor arrozeiro. Na última quarta-feira (31), mais de duas mil pessoas participaram de evento em Restinga Sêca, organizado pelo movimento Te Mexe, Arrozeiro 2018. Lideranças rurais de Rosário do Sul também estiveram presentes na ocasião (foto), que discutiu questões como o arroz abaixo do mercado, as razões do endividamento e dos altos custos de produção e a busca por igualdade junto ao Mercosul.

Segundo a organização, participaram do evento arrozeiros do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em ato simbólico, houve uma “virada de mesa” ao que os promotores da mobilização chamaram de “omissão, exploração, formalismo, politicamente correto, politicagem e enrolação do setor”. Rosário do Sul foi representado por membros da Associação dos Arrozeiros, do Sindicato Rural, da Câmara de Vereadores e produtores rurais em geral.

Uma relação de pautas foi formalizada para ser enviada a entidades como a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), com pedido de prioridades como o endividamento, importação do arroz do Mercosul e classificação do arroz brasileiro. Veja lista.

O movimento Te Mexe, Arrozeiro aponta a “falta de política agrícola adequada, sem preço mínimo viável, sem juros compatíveis com a atividade agrícola e sem a fiscalização necessária do mercado para inibir a formação de cartéis” como causadores de um desequilíbrio e um enfraquecimento do setor. “Que este momento sirva de reflexão aos governantes e lideranças em geral, de que o setor agropecuário vive dias muito difíceis”, diz nota enviada à imprensa pela Associação dos Arrozeiros de Rosário do Sul, de autoria da representante Lívia Carvalho. A entidade abrange também os municípios de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Cidreira e Balneário Pinhal.

As demandas do Movimento “Te Mexe, Arrozeiro”

Fonte: Te Mexe, Arrozeiro 2018
Fotos: Associação dos Arrozeiros de Rosário do Sul / Divulgação