Você Está
Início > Notícias > Cidade > Ato contra fechamento da Escola Anchieta em Rosário do Sul

Ato contra fechamento da Escola Anchieta em Rosário do Sul

Uma manifestação em frente à Escola Padre José de Anchieta, em Rosário do Sul, nesta sexta-feira, 16, protestou contra o fechamento da instituição estadual no município. O local corre risco de encerrar atividades, através de ato do governo do RS.

Na ocasião, o prefeito Vilmar Oliveira afirmou que, se o governo do estado ceder os professores estaduais por um ano, a prefeitura irá assumir a escola, para que ela não feche. A afirmação ocorreu após Oliveira ouvir manifestações de mães de alunos desde o pré-escolar até o ensino fundamental sobre a situação. Segundo o prefeito, inclusive existem alunos autistas no Anchieta que merecem atenção.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

A escola é um dos maiores educandários da cidade, o maior do bairro Ana Luiza. No protesto, grande número de professores, alunos e comunidade em geral estiveram presentes, inclusive ex-professores. O atual governo estadual foi criticado pela medida drástica, que deixaria desassistidos alunos das séries iniciais, ensino fundamental e sem o acolhimento do pré-escola. 

O fechamento estaria ocorrendo devido a procedimento da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) por supostas irregularidades da antiga gestão da escola. Pais de alunos já teriam inclusive sido comunicados para transferirem seus filhos de escola, incluindo crianças da pré-escola, para outros locais muito mais distantes.

Prefeitura pode assumir a escola

Durante o pronunciamento do Prefeito Municipal, o mesmo realizou o anúncio do compromisso em manter a escola em funcionamento, caso o governo do Estado delegue a autonomia da administração para o município.

A ideia inicial da Administração em assumir escola passa pela hipótese do governo estadual seguir pagando os professores que lá dão aula. Assim, por um ano, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) ficaria responsável pelo local, mantendo os alunos. Uma reunião na Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Santana do Livramento, deve ocorrer na segunda-feira, 19, para tratar do assunto.

Vilmar Oliveira finalizou dizendo que: “apesar das dificuldades de orçamento, fiquei emocionado com os relatos de mães, inclusive de filhos autistas do educandário e que por mim a escola não irá fechar”, disse.

O vice-prefeito, Eduardo Ustra Ribeiro, também esteve presente no ato. A Câmara de Vereadores formulou uma moção de repúdio ao governo estadual com a assinatura de todos os parlamentares, contra o fechamento do Anchieta.

Foto em destaque: Ingrid Lemos/Especial

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top