Você Está
Início > Notícias > Aulas presenciais estão canceladas em Rosário do Sul

Aulas presenciais estão canceladas em Rosário do Sul

O prefeito municipal Vilmar Oliveira (PDT) anunciou, na manhã desta quinta-feira (20), o cancelamento do reinício das aulas na rede municipal de forma presencial que ocorreria na próxima segunda-feira (24). O cancelamento ocorre devido ao aumento da pandemia que preocupa toda a região. As aulas na rede estadual, que já haviam retornado, também foram paralisadas.

Conforme o anúncio feito na Rádio Marajá, Oliveira informou que o cancelamento se dá após uma reunião entre as secretarias de educação e saúde além do departamento jurídico da administração. “Analisamos o momento. O vírus não diminuiu de intensidade e há uma projeção de evolução dos índices e crescimento da proliferação viral”, explicou o prefeito.

A suspensão das aulas presenciais é por tempo indeterminado. A ideia é priorizar a vacinação dos professores e higienização das escolas. A suspensão de aulas presenciais segue a tendência da região.

Além da suspensão de aulas presenciais, os educandários particulares da cidade também serão monitorados, conforme o prefeito anunciou. Ele assinalou que um dos motivos é o aumento do vírus. Exemplificou que a procura por testes de Covid que também cresceu em Rosário do Sul.  “Olhamos os gráficos, tínhamos dose consultas de Covid e ontem (quarta-feira, 19) passou para 40 pessoas procurando consultas de Covid”, diz o prefeito. O mandatário de Rosário também assinalou que se cometesse a imprudência de liberar as aulas presenciais poderia ser processado “pela não preservação da vida” disse.

Um decreto com o cancelamento do início das aulas presenciais no município seria emitido ainda na quinta-feira pela Administração Municipal.

Conforme a Gazeta de Rosário apurou, na rede estadual, os diretores da maioria dos educandários em Rosário do Sul já haviam suspendido as aulas temporariamente até que houvesse orientações mais claras. “Não podemos correr o risco de fazer esse vírus circular ainda mais. As escolas permanecerão abertas, porém sem aulas presenciais”, explica a diretora da escola estadual Padre Ângelo Bartelle, Cristiane Soares. Uma reunião virtual entre as direções de escolas e a Coordenadoria Regional de Educação deveria ocorrer ainda na quinta-feira.

Na escola Plácido de Castro, conforme o diretor Lissandro Gomes, as aulas presenciais que haviam começado na quarta-feira passada foram suspensas também.

Conforme uma pesquisa do CPERS Sindicato, no Rio Grande do Sul, em menos de 24h, 43 educandários já relataram mais de 100 casos de Covid 19 desde a retomada presencial. O questionário do Sindicato dos Professores também coleta dados sobre a sensação de segurança em relação ao ambiente escolar, qualidade e quantidade de EPIs e adequação das orientações enviadas pelo Estado a respeito dos protocolos. Desde o começo o CPERS manifestou sua contrariedade para o reinício das aulas presenciais e a vacinação de todos os professores.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top