Você Está
Início > Notícias > Brigada Militar realiza cinco prisões em dois casos de abigeato

Brigada Militar realiza cinco prisões em dois casos de abigeato

No último sábado (1º) a Brigada Militar, através da Patrulha Rural/Patrulha Tático Móvel (Patamo), realizou a prisão de cinco pessoas envolvidas em dois crimes de furto-abigeato ocorridos no 1º e no 6º distrito do município. Em ambos os registros, dois animais bovinos foram carneados. As carcaças foram deixadas nas duas propriedades e as carnes furtadas foram apreendidas com os acusados, além do material usado para o abate clandestino. Dos cinco presos, dois foram recolhidos ao Presídio Estadual de Rosário do Sul (PERS).

O primeiro caso ocorreu no início da manhã de sábado. A Brigada Militar recebeu uma denúncia anônima de que em uma residência na zona oeste da cidade estaria sendo armazenada carne clandestina, possivelmente de abigeato.

Leia mais notícias da editoria Polícia

A guarnição foi até a Rua Menotti Vargas, no bairro Graciano Argemi, onde os acusados confirmaram que tinham partes da carne. Um dos acusados é morador do bairro citado e tem 47 anos de idade, já o que estava com ele, tem 19 anos de idade e é morador do bairro Vila Nova. Eles alegaram que o restante da carne estaria na residência de um homem de 37 anos de idade, na Rua Simão Broffmann, no bairro Tenente Bandeira. Mais tarde, os homens de 19 e 37 anos confessaram a autoria do furto. Eles relataram que teria ocorrido durante a madrugada do mesmo sábado em uma propriedade na região de Santo Antônio, 1º Distrito de Rosário, onde teriam deixado no campo a carcaça e vísceras do animal.  Após, teriam deixado toda a carne na casa do homem de 47 anos.

Foram apreendidos uma faca artesanal de 20 centímetros e um laço, ambos de posse do homem de 19 anos. A carne totalizou o peso de 140 quilos e foi apreendida para ser removida pela Vigilância Sanitária. Na Polícia Civil foi determinado registro simples para instauração de inquérito policial por portaria. Os três indivíduos foram presos por abigeato e receptação (foto em destaque).

Segunda ocorrência de abigeato no mesmo dia

A segunda ocorrência aconteceu na noite de sábado (1º), a Patamo deslocava-se para a região do Touro Passo pela BR 290, quando cruzaram por um VW Gol, que trafegava no sentido contrário. Os PMs retornaram para abordar o veículo, momento em que os dois tripulantes abandonaram o carro e fugiram para dentro do mato. Buscas foram feitas, mas eles não foram encontrados.

Durante a revista no veículo os policiais encontraram partes de uma vaca carneada e os objetos usados para o abigeato. Com informações obtidas em um celular que estava no veículo, os policiais foram até um posto de combustíveis, para onde deveria ser levada a carne furtada. No local, foi preso um acusado de 51 anos de idade, morador do bairro João Alves Osório, o qual confessou que estava de batedor dos dois fugitivos.

Patamo realizou a apreensão de 300kg de carne, objetos usados para abigeato em um Gol

A carne e os objetos foram recolhidos e apreendidos na Polícia Civil. Enquanto a guarnição apresentava o indiciado na DPPA, outra guarnição da Brigada foi até a BR 290 e prendeu um dos acusados do abigeato, homem de 53 anos, morador do bairro João Alves Osório. Ele assumiu a autoria do furto, entregou uma arma de fogo e mostrou aos policiais a propriedade rural alvo do abigeato, uma estância que fica no 6º distrito, Touro Passo. A vítima, um pecuarista de 61 anos de idade, não estava no local. O veículo foi apreendido e a carne entregue à Vigilância Sanitária.

A autoridade policial determinou a prisão em flagrante delito para o abigeatário de 53 anos e o batedor dele, de 51 anos, os quais foram recolhidos ao presídio local. O outro envolvido não foi localizado. A ocorrência foi registrada como furto abigeato e porte ilegal de arma de fogo.

Foram apreendidos um VW Gol, com aproximadamente 300 quilos de carne bovina de uma vaca carneada, uma espingarda calibre 22 com numeração raspada, seis cartuchos calibre 22 intactos, três facas, uma chaira, uma lanterna, um machado, um celular Samsung e um celular Multilaser.

 

Fotos: Divulgação / Brigada Militar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top