Você Está
Início > Notícias > Destaque > Candidatos à Prefeitura debateram ideias em momento histórico

Candidatos à Prefeitura debateram ideias em momento histórico

Na segunda-feira (26), a partir das 20h, o Plenário Amaro Gomes Souto da Câmara de Vereadores de Rosário do Sul foi palco de um evento histórico no município: o 1º Debate entre candidatos à Prefeitura de Rosário do Sul. A ocasião, organizada pela Gazeta de Rosário junto ao Centro Empresarial (CER), contou com a participação de três das quatro coligações que concorrem ao pleito 2016.

Gilson Nei Cardoso “Dida” (PPL) e Hugo Silveira (PPL), do Novo Caminho para Rosário, Fernando Pigatto “Peixe” (PT) e Alcione Amorim (PT), da Frente Mudança de Verdade, e Alisson Sampaio (PP) e Lino Furtado (PDT), da União Pela Mudança, se fizeram presentes na oportunidade. A atual prefeita e candidata pela coligação Rosário Pode Mais, Zilase Rossignollo Cunha (PTB) e seu vice Rafael Pinto (PPS) declinaram o convite sob justificativa de um comício já programado no bairro Adroaldo Rodrigues para a mesma data e hora do debate. “Nossa decisão de forma alguma é de desprestígio ao evento, o qual consideramos válido por vivermos em um país democrático, porém não podemos deixar de atender nossa agenda de comícios”, dizia documento enviado à organização do evento pela coordenação de campanha da candidata.

O debate foi transmitido ao vivo em vídeo pela internet através da página oficial da Gazeta de Rosário no Facebook. A ideia inicial era que o “streaming” acontecesse direto no recém-lançado site www.gazetaderosario.com.br, mas devido a problemas técnicos não foi possível. Apoiadoras do evento, as rádios Marajá AM e Cidade FM ampliaram ainda mais o alcance da ocasião com suas transmissões. O Fórum das Entidades e o Sindicato Rural também apoiaram a iniciativa, além de entidades representativas da comunidade e outras empresas. O estúdio Paulo Eliézer & Andressa Izaguirry – Fotografia realizou a filmagem de todo o programa e sua edição visual. O vídeo será disponibilizado na íntegra no site da Gazeta ainda nessa semana, de forma gratuita.

Três das quatro coligações concorrentes participaram do evento. Foto: Renato Moraes
Três das quatro coligações concorrentes participaram do evento. Foto: Renato Moraes

Modelo inovador

O modelo do encontro seguiu o utilizado pelo grupo de comunicação O Povo, do Ceará, onde em cada bloco um dos candidatos ficou em destaque, enquanto os outros perguntavam. Todos tiveram o mesmo tempo e espaço para pronunciamentos. Mediado pela editora-chefe da Gazeta, Caroline Motta, e pelo diretor de Marketing do CER, Christiano Lisboa, o debate propôs questionamentos sobre os temas Saúde, Gestão Pública, Finanças, Segurança Pública, Educação e Infraestrutura e obras. A organização realizou uma pergunta no início de cada bloco para o candidato em destaque. Todos os processos passaram por sorteio e os temas não se repetiram.

Uma novidade apresentada foi a possibilidade de manifestação dos candidatos a vice-prefeito, além da escolha da representação da coligação, que poderia ser feita pelo próprio, como foi o caso de Hugo Silveira, que falou pelo PPL. A plateia foi composta por membros das coligações presentes, além da equipe e convidados da organização.

Mediadores Christiano Lisboa e Caroline Motta com o presidente do CER, Fernando Mahmud, ao centro. Foto: Renato Moraes
Mediadores Christiano Lisboa e Caroline Motta com o presidente do CER, Fernando Mahmud, ao centro. Foto: Renato Moraes

Momento histórico

Primeiro evento do tipo registrado na história de Rosário do Sul, o debate teve como intuito a exposição de ideias e a informação da comunidade sobre as pretensões de cada candidato à Prefeitura.

“Com a realização do 1º Debate dos candidatos à Prefeitura de Rosário do Sul, o CER e a Gazeta fazem história como entidades que se preocupam com o desenvolvimento sócio econômico do nosso município, contribuindo assim para a escolha do melhor”, declarou o presidente do CER, Fernando Mahmud. “Há muito tempo os cidadãos rosarienses clamavam por esse tipo de evento no município, que oferece a possibilidade de análise dos candidatos de forma ampla e igualitária. Sentimo-nos honrados por poder colocar essa ideia em prática e agradecemos a participação de todos”, concluiu a jornalista Caroline Motta.

Os candidatos presentes na ocasião também manifestaram sua avaliação do evento.

“Parabéns aos organizadores do debate, a quem participou, prestigiou, ouviu ou assistiu. Trocamos ideias, respeitamos os adversários, mostramos as diferenças e apresentamos propostas viáveis para a mudança de verdade que Rosário do Sul precisa e merece”, disseram Pigatto e Amorim.

“Nós do PPL, gostaríamos de parabenizar os organizadores e afirmar que o evento em muito contribuiu à cidadania rosariense!”, afirmaram Dida e Hugo.

“Esse foi um momento histórico e único para Rosário do Sul, pois de forma mais abrangente, nossa comunidade teve a oportunidade de ouvir e avaliar nossas propostas. Agradecemos aos organizadores pela iniciativa e que possa se repetir nas próximas oportunidades”, completaram Alisson e Lino.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top