Você Está
Início > Notícias > Cidade > CPTEC INPE emite avisos de tempestade para a região

CPTEC INPE emite avisos de tempestade para a região

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou dois avisos de tempestades válidos para esta quinta-feira (9) e sexta-feira (10). Os avisos são de atenção para risco de fenômeno adverso englobando a fronteira oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul.

No primeiro aviso, de cor laranja, existia a previsão de tempestade de raios, queda de granizo, chuvas intensas e vendavais para estas áreas a partir da zero hora até às 23h59 de quinta-feira. Conforme o CPTEC/INPE, ocorreriam tempestades que localmente serão de forte intensidade. Também havia possibilidade de eventuais rajadas de ventos de forte intensidade e queda de granizo. Um segundo aviso foi emitido pelo mesmo instituto, com as mesmas características do primeiro, válido para todo o período de sexta-feira (10).

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), através de sua sala de situação, reforçou os avisos do INPE, informando aviso válido para todo o dia 10, quando a frente fria que se desloca pelo Uruguai na direção do RS traria chuvas com risco de temporais na fronteira.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), apesar de não ter atualizado a relação de alertas para o sul do Brasil, mostrava na previsão para Rosário do Sul a possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas para todo o período, com ventos de fracos a moderados com rajadas em todo o período. A temperatura teria grande amplitude térmica ficando entre 16 a 40°C.

Em Rosário do Sul, os níveis dos dois rios que banham a cidade eram baixos. No Rio Ibicuí da Armada, junto à ponte que leva ao Campo Seco, era possível ver partes do leito sem água, e outros com pequenos filetes correndo, enquanto jovens banhavam-se nesta quarta-feira (8).

Segundo o Hidroweb, às 10h30 desta quinta-feira (9), o nível do Rio Santa Maria estava com -32cm abaixo do nível normal, que é de 1 metro e 20cm. A estiagem se propaga a mais de dez dias, tendo sido registrada a última chuva no dia 28 de dezembro, com apenas 5mm. O total de dezembro chegou a apenas 38 mm, enquanto que o acumulado de todo o ano foi de 2.807,0mm.

Partes descobertas da superfície do leito do rio Ibicuí da Armada eram visíveis nesta semana, devido à estiagem na região. Foto: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Foto em destaque: Reprodução / CPTEC/INPE

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top