Você Está
Início > Notícias > Cidade > Cultivo das tradições em mais uma Gauderiada

Cultivo das tradições em mais uma Gauderiada

31º ano do festival contou com competição de alto nível e belos shows

 

O gauchismo tomou conta do município no último fim de semana. Entre os dias 11 e 13 de janeiro aconteceu a 31ª Gauderiada da Canção Gaúcha e a 24ª Gauderiada Mirim. Foram três dias de muito tradicionalismo, festa e apresentações, além das outras atrações que são comuns ao evento, como o acampamento crioulo, que lota de barracas o Parque de Exposição Ananias Vasconcellos.

O festival teve sua abertura na sexta-feira (11), que contou com o pronunciamento do presidente da Associação Gauderiada da Canção Gaúcha, Paulo Fernando Fernandes, do presidente do Legislativo, vereador Adriano Dornelles e do prefeito Luis Henrique Antonello. A programação foi repleta de atrações, seja de cunho musical, com as apresentações concorrentes e shows de artistas já consagrados, seja referente à diversão e consumo, como barracas de jogos, vendas, lanches e drinks. Estima-se que mais de 10 mil pessoas compareceram ao evento neste ano.

 

Sexta-feira, 11 de janeiro

A noite de 11 de janeiro iniciou com as primeiras apresentações desta edição do festival, com os concorrentes da 24ª Gauderiada Mirim, seguidos dos competidores da categoria Adulta. Para finalizar, o público foi brindado com grande show de Luiz Marenco, que, com quase 20 anos de carreira, uma discografia de 20 obras, 18 CDs e dois DVDs, é hoje um dos espetáculos nativistas mais requisitados do sul do Brasil.

Em entrevista a imprensa rosariense, ele contou que participa da Gauderiada desde o princípio de sua carreira, lembrando da 8ª edição, quando concorreu com a música Alma de Galpão e conquistou o segundo lugar. ”É um festival que guarda a sua essência. Adorei voltar”, declara o gaudério.

“Conheço tantos cantores profissionais, hoje, que começaram aqui. Ver a tua música cantada por um jovem é sinal que algo tu fez para a cultura”, emociona-se Marenco, incentivando os músicos a seguirem seu sonho. “Quando a juventude participa de sua própria cultura, ela a eterniza”, conclui.

Luiz Marenco se apresentou na primeira noite de Gauderiada em Rosário. Foto Renato Moraes
Luiz Marenco se apresentou na primeira noite de Gauderiada em Rosário. Foto Renato Moraes

Sábado, 12 de janeiro

No sábado, as apresentações e atrações seguiram. Tantos os artistas mirins e juvenis, quanto os adultos subiram ao palco, completando as apresentações de todas as classificadas. Após, aguardaram ansiosos pelo anúncio dos finalistas, que se deu depois do show da famosa dupla Oswaldir e Carlos Magrão.

Com carreira consolidada desde 1998, eles possuem 15 discos e mais de um milhão de cópias vendidas, que lhes rendeu o disco de platina em 2011. Em entrevista à Gazeta de Rosário, Magrão revela que considera a Gauderiada um dos maiores festivais do Rio Grande do Sul. “Grandes talentos já nasceram aqui. É uma região que admiramos muito, que encanta a todos pela natureza e belezas que aqui existem”, analisa ele.

O cantor ainda fala sobre a recepção da música gaúcha em outros Estados, que considera muito boa. “Estivemos há pouco tempo na Bahia e uma gauchada muito bacana nos recebeu muito”, completa. Para finalizar, Magrão avisa os fãs que, ainda no início deste ano, lançarão seu primeiro DVD da dupla, em comemoração aos 25 anos de carreira.

Carlos Magrão concedeu entrevista à Gazeta de Rosário. Foto Renato Moraes
Carlos Magrão concedeu entrevista à Gazeta de Rosário. Foto Renato Moraes
Show de Oswaldir e Carlos Magrão na segunda noite de festival. Foto Renato Moraes
Show de Oswaldir e Carlos Magrão na segunda noite de festival. Foto Renato Moraes

Domingo, 13 de janeiro

No último dia de festival, as apresentações começaram um pouco mais cedo. O Parque seguia lotado de barracas e gaudérios indo e vindo. Era o momento de conhecer os grandes vencedores do ano.

Às 20h30 começaram as apresentações das finalistas Pré-Mirim, Mirim e Juvenil. Após, a categoria Adulta se apresentou, com um nível musical altíssimo, deixando a competição ainda mais interessante. O anúncio dos campeões (veja na página seguinte) se deu após o show de mais um artista consagrado em todo Rio Grande: Joca Martins.

Cantor e compositor, ele iniciou sua carreira musical em 1986. De lá pra cá, já gravou 14 CDs e três DVDs , tendo sido agraciado com dois Discos de Ouro. Em 2005, recebeu o troféu de Melhor Cantor do Rio Grande do Sul.

Em entrevista à Gazeta, Joca disse considerar a Gauderiada um festival sensacional e diferente, que dá a oportunidade ao público de realizar uma integração no Parque. “Eu acho fantástico essa maneira hospitaleira de Rosário do Sul receber os visitantes”, elogia ele.

Joca Martins elogia Rosário do Sul em entrevista à Gazeta. Foto Renato Moraes
Joca Martins elogia Rosário do Sul em entrevista à Gazeta. Foto Renato Moraes
Joca Martins animou o público na última noite de Gauderiada. Foto Renato Moraes
Joca Martins animou o público na última noite de Gauderiada. Foto Renato Moraes

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top