Você Está
Início > Notícias > Cidade > Decreto emergencial pela estiagem em Rosário do Sul é reconhecido

Decreto emergencial pela estiagem em Rosário do Sul é reconhecido

Na última quinta-feira (26), o Governo do Estado homologou situação de emergência em Rosário do Sul devido à seca. O decreto n° 14/18 foi expedido no dia 19 de março. Com isso, o município fica autorizado a buscar recursos para reparar danos.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o Governo Federal também reconheceu a situação como emergencial, no entanto, ainda é necessária a publicação no Diário Oficial da União, que deve sair em breve. Com a homologação, o município fica autorizado a buscar recursos nos ministérios da Agricultura e demais cidades para reparação de danos ocasionados pela estiagem. Além disso, as defesas civis estadual e nacional poderão ser acionadas para enviar ajuda à cidade.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Conforme o assessor de agronomia da Secretaria Municipal da Agricultura, Luzardo Foletto, o decreto auxilia os produtores rurais na questão dos agentes financeiros. “Se for preciso fazer uma renegociação de dívidas, renegociação ou alongamento das operações de crédito, as instituições financeiras precisam que o município esteja com a situação de emergência reconhecida”, explica. As estiagens resultaram em perdas de 25% de soja e 20% de milho e pecuária, além de vários registros de residências sem água no interior do município.

O último decreto de emergência em Rosário do Sul foi homologado em agosto do ano passado, resultado de 350 residências familiares destelhadas e várias dessas completamente destruídas. O prejuízo econômico público foi de R$42 mil e os prejuízos privados somaram mais de R$ 13 milhões.

O governo federal também reconheceu situação de emergência para os município de  Rio Pardo, Dom Pedrito e Taquaruçu do Sul.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário / Arquivo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top