Você Está
Início > Notícias > Cidade > Defesa Civil monitora aumento do rio Santa Maria devido às chuvas

Defesa Civil monitora aumento do rio Santa Maria devido às chuvas

As inundações causadas pelas fortes chuvas dos últimos dias no RS, que causaram inclusive mortes, afetaram também a região da fronteira oeste.

Em Rosário do Sul, o aumento dos rios Ibicuí da Armada na zona sul e o principal, Santa Maria, está sendo monitorado pela Defesa Civil. Até o início da noite desta terça, 05 de setembro, o rio estava com 3 metros e78, quando o normal é 1 metro e 20. Ele seguia subindo, mas não existe desabrigados no município.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

A Gazeta entrou em contato com o coordenador da Defesa Civil no município, Leandro dos Santos e Silva que está monitorando o aumento do rio. De domingo a segunda a chuva na cidade ficou entre 110 a 130mm, porém em localidades do interior ela aproximou-se de 200mm. Segundo Silva, na segunda o nível do Santa Maria apresentava 1 metro e 60 centímetros. Ainda dava para ver as areias brancas na praia, porém no final desta terça, a praia ficou submersa e a correnteza estava forte, formando uma espécie de espuma.

Imagens: Julio Lemos/Especial/Gazeta de Rosário

O nível do rio pela manhã era de 3.42, mas logo subiu para os 3 metros e 78 e seguia aumentando. Segundo a Defesa Civil de Rosário, em Dom Pedrito o nível do Santa Maria era de 4 metros e 50cm. “Essa água vai descer para nós e tem mais chuvas nesta semana”, alertou Leandro. Embora exista a preocupação, todas as medidas foram tomadas.

Ele revelou que já entregou ofício ao 4º Regimento de Carros de Combate (4º RCC) solicitando transporte e pessoal para ajudar no caso de necessidade e outro ofício a escola Plácido de Castro, solicitando o ginásio Professor Carlos Eviliano Madruga “Ervilhão”, num eventual cenário de desabrigados.

As medidas preventivas são necessárias já que após 3 anos e meio de “La Niña”, que foi a forte estiagem, chegou a vez do “El Niño”, que é a chuva em excesso, e que em nossa região quando ocorreu causou enchentes e desabrigados. As últimas enchentes mais fortes ocorreram em 2017, 2012, 2009 e a maior delas nos últimos 25 anos a de 1997, quando a correnteza do rio Santa Maria chegou a “encostar” na cabeceira da ponte Marechal José de Abreu, deixando centenas de famílias desabrigadas, principalmente na Carmelo (do outro lado do rio), Progresso, Areias Brancas e Vila Nova.

Fotos Julio Lemos/Especial/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top