Você Está
Início > Notícias > Cidade > Desfile cívico-militar marca os 200 anos de independência do Brasil em Rosário do Sul

Desfile cívico-militar marca os 200 anos de independência do Brasil em Rosário do Sul

O 07 de setembro, dia em que se comemorou o bicentenário da Independência do Brasil, foi marcado por um grande desfile no largo da Rua Amaro Souto, no centro de Rosário do Sul.

Sessenta e cinco entidades, entre guarnições do Exército Brasileiro, forças de segurança, escolas e outras organizações passaram em frente à Praça Borges de Medeiros para reverenciar a data.

Foi o primeiro desfile desde que o país foi atingido pela pandemia de coronavírus e também a primeira vez em muitos anos que os veículos de combate do 4º Regimento de Carros de Combate (RCC) passaram pela avenida em trânsito, com destaque para o Leopard 1 A5 BR. Anteriormente, os veículos eram apresentados em cima de carretas.

Além do Brasil, foram homenageados na oportunidade os 100 anos do Sindicato Rural de Rosário do Sul, os 80 anos da Escola Coronel Breier, os 50 anos da Escola Independência, os 45 anos das Escolas Alice Pando e Passo do Rosário, os 40 anos da Creche Doce Infância e os 35 anos da Escola Gente Miúda. Autoridades civis e militares, além de um numeroso público, prestigiaram a parada cívico-militar.

O desfile iniciou com a passagem do 4º RCC, acompanhado da banda, além do Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB). Houve também representações de projetos sociais vinculados ao Exército, como os Blindadinhos e a Equoterapia, entre outros, além da participação da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros e dos Escoteiros. Grupos de motociclistas e automobilistas fecharam a solenidade, que iniciou por volta das 9h e terminou após as 13h30. 

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Após, ocorreu o arriamento dos pavilhões, feito pelo presidente do Legislativo, Rogério Ustra (MDB), pelo Tenente Alcivio, da BM de Rosário do Sul, e pelo Coronel Alfredo Jeffe, comandante do 4º RCC. O prefeito Vilmar Oliveira (PDT) fez o discurso de encerramento e o Coronel Jeffe, a extinção da chama da pátria.

Foto em destaque: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top