Você Está
Início > Notícias > Cidade > Dia Mundial da Saúde Mental é lembrado em Rosário

Dia Mundial da Saúde Mental é lembrado em Rosário

O Dia Mundial da Saúde Mental foi comemorado nesta segunda-feira (10). A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental. A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. Este modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros.

Em Rosário, a data foi marcada por atividades realizadas na Praça Borges de Medeiros pela parte da tarde. “É a primeira vez que se realiza algo referente a data em Rosário. É uma oportunidade importante para mobilização da sociedade em geral pra conhecer os cuidados e serviços adequados a saúde psíquica. Também é um alerta para o preconceito, a importância de se reconhecer o sofrimento emocional e mental oferecendo proteção e esperança ao usuário”, disse o coordenador do CAPS municipal, André da Costa.

A programação contou com oficinas de judô, dança, ginástica e também feira de artesanato, roda de conversa e chimarrão e ainda um piquenique de integração entre usuários, familiares e funcionários.

CAPS e funcionários de saúde organizam oficinas que buscam a mobilização social. Foto: Divulgação/André da Costa
CAPS e funcionários de saúde organizam oficinas que buscam a mobilização social. Foto: Divulgação/André da Costa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top