Você Está
Início > Notícias > Destaque > Encontro na Câmara de Rosário do Sul define ato do centenário do Tratado de Pedras Altas que deu fim a Revolução de 1923

Encontro na Câmara de Rosário do Sul define ato do centenário do Tratado de Pedras Altas que deu fim a Revolução de 1923

Um grupo de tradicionalistas de cidades da região reuniram-se na manhã de segunda, 06 de novembro, no plenário do Poder Legislativo de Rosário do Sul, para definir a realização de ato em memória ao Centenário da Revolução de 1923.

O tratado de Pedras Altas, ocorrido em 14 de dezembro daquele ano e que pôs fim a revolução será o tema central nas homenagens que ocorrerão no dia 16 de dezembro em Rosário do Sul, junto ao busto de Honório Lemes na praça central e também na visita ao do Mausoléu do revolucionário no cemitério da cidade. Uma cavalgada regional já está sendo planejada para a manhã de 16 de dezembro, um sábado.
A Câmara de Vereadores através do presidente Alisson e demais parlamentares estarão apoiando o evento que também tem o apoio da Prefeitura Municipal, CTGs de Rosário e do MTG.


Participaram desta reunião preliminar o Dr. Carlos Edson Domingues, Ildo Vagner, Presidente do setor de Cavalgadas do MTG e presidente da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, Erival Bertolini, ex-presidente do MTG, Alisson Sampaio e demais vereadores, Glei Pacheco- secretário de turismo, o dirigente cultural do município, Leonardo Quadros Sampaio, bem como Allan Delavequia, coordenador municipal de Cacequi, diretor artístico da 10ª RT, Otacilio Ribeiro, patrão do CTG Honório Lemes de Alegrete, do patrão do Grupo Farroupilha, Marcos Sasso, bem como do ex-vereador rosariense e ex-integrante da 18ª CT, Ademir Melo entre outros.


A ideia é destacar o Pacto de Pedras Altas que pôs fim a revolução, enaltecendo a paz no RS. Como é em Rosário do Sul que viveu e está sepultado o general Honório Lemes, que teve participação ativa na revolução.
Já está pré-definido que ocorrerá uma cavalgada com a participação de cavaleiros de outras cidades saindo do Grupo Farroupilha até o centro de Rosário onde ocorrerá o ato celebrando a paz do pacto de Pedras Altas.
O grupo de tradicionalistas está em constante contato e prepara os maiores detalhes do evento através de reuniões virtuais.

Leia mais notícias da editoria de Política


Durante a reunião preliminar o Dr. Carlos Edson Domingues entregou uma fotocópia da Revolução de 23, para o presidente da Câmara, Alisson Sampaio. No quadro histórico estão os principais personagens da Revolução e do Pacto de Pedras Altas, sendo eles, Assis Brasil, Generais Zeca Netto, Honório Lemes, Portinho, Azambuja, Menna Barreto, Fidencio Mello, Chico Marinho, Batista, Pieruccini e Serafim Moura.
Sampaio reforçou a importância do ato destacando o marco do tratado de paz de Pedras Altas e colocou o Legislativo de Rosário a disposição da organização do evento que marcará o centenário do embate.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top