Você Está
Início > Notícias > Cidade > Ervilhão poderá passar a se chamar Ginásio Professor Carlos Eviliano Madruga

Ervilhão poderá passar a se chamar Ginásio Professor Carlos Eviliano Madruga

O diretor da escola estadual Plácido de Castro, professor Lissandro Gomes, anunciou durante inauguração de um memorial, na tarde de segunda-feira (15), que o Ginásio de Esportes Ervilhão passará a ser chamado Ginásio Professor Carlos Eviliano Vargas Madruga, falecido precocemente na última sexta-feira aos 53 anos vítima de Covid-19.

O ginásio era uma espécie de segunda casa para o falecido professor, que dedicou sua vida a educação, formação e competição dos seus atletas no Plácido de Castro. Lá foi palco de muitas vitórias e comemorações e onde se iniciou campanhas memoráveis de títulos estaduais dos JERGS, dentre outros.

Familiares, professores e amigos, ex-alunos e ex-atletas do professor Madruga compareceram no ginásio da escola Plácido de Castro, para a inauguração de um memorial lembrando as conquistas do professor e seus alunos, inclusive de nível estadual. Uniformes, troféus, medalhas, painéis com as fotos dos times foram expostos no local que ganhou também murais onde as pessoas podem deixar suas mensagens ao saudoso professor que tanto fez pelo esporte e educação local.

O ginásio ficará aberto de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 19h, para que a comunidade preste suas últimas homenagens.

Com muita emoção e rememorando conquistas, a filha do homenageado, Letícia Madruga, falou em nome da família salientando que a educação e o esporte eram a paixão de Carlos Eviliano, pois tudo que fazia era pelo esporte, alunos e educação. Ela agradeceu cada gesto de carinho e mensagens recebidas pela irreparável perda.

O diretor do Plácido, professor Lissandro Gomes, também falou sobre o amigo o qual conviveu por muitos anos, antes em escolas diferentes e depois trabalhando juntos no Plácido. Destacou os inúmeros títulos conquistados e lembrou também que dois de seus três filhos foram formados por Eviliano. “Falar do Carlos Eviliano é fácil. Começamos como professores eu numa escola e ele em outra, fomos adversários, adquirimos respeito pelo trabalho um do outro. Eu o trouxe para perto de mim, para que a gente pudesse olhar para essas paredes, essas equipes vitoriosas que foram sua cara, feitas do seu jeito”, explicou. Lissandro disse que o Ervilhão era praticamente a casa de Eviliano, que sempre trabalhava além do essencial. “Ele sempre fazia mais e mais, ele ligava e desligava a luz pois o ginásio foi a casa dele”, disso o amigo.

Gomes assinalou que haviam feito muitas homenagens em vida para Madruga, e que as homenagens não encerram nesta semana, com o memorial, mas que já encaminhou na mesma segunda-feira (15) ao governo do Estado ofício solicitando a denominação do ginásio Ervilhão com o nome de Professor Carlos Eviliano Vargas Madruga. “É o mínimo que faremos como lembrança. Faremos uma cerimônia para levar o nome do Eviliano para a posteridade e é até muito pouco”, disse.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto em destaque: Renato Moraes / Arquivo / Renato Moraes
Foto: Divulgação / Paulo César Leal

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top