Você Está
Início > Notícias > Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais investiga mais três quadrilhas em Caçapava do Sul

Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais investiga mais três quadrilhas em Caçapava do Sul

A Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e ao Abigeato, que tem sede em Rosário do Sul, encerrou recentemente mais três inquéritos policiais. Sob coordenação do delegado Adriano Linhares, foram apurados crimes de abigeato e receptação de máquinas agrícolas. Conforme as investigações, trata-se de três quadrilhas distintas, que unidas teriam gerado grande prejuízo aos produtores rurais de Caçapava do Sul e região.

Segundo o levantamento, um dos grupos seria especializado em furto de gado na forma carneada. Eles seriam responsáveis por diversos furtos nos últimos anos, carneando sempre em média cinco animais em cada ação criminosa.

A outra quadrilha seria especializada em furto de gado vivo. Os animais eram carregados em embarcadores e furtados de caminhão boiadeiro. Em apenas um dos furtos os criminosos levaram 17 animais de uma propriedade rural de Caçapava do Sul, localizada próximo à Ponte Irapuã.

Já a terceira organização criminosa comercializaria, também na cidade de Caçapava, máquinas agrícolas roubadas e furtadas.

Conforme informações da Força Tarefa, agora se aguarda a manifestação do Poder Judiciário sobre os casos. Os policiais acreditam que se as medidas cautelares forem deferidas, ocorra uma expressiva diminuição de crimes rurais na cidade de Caçapava do Sul e região.

Com informações da Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e ao Abigeato

Saiba mais

A Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato da Polícia Civil completou um ano de atuação recentemente. Com sede em Rosário do Sul, o grupo foi criado para combater os elevados números de abigeatos e demais crimes praticados contra produtores rurais e trabalhadores do campo na região. Encabeçada pelo delegado Adriano de Jesus Linhares Rodrigues, coordenador e responsável pelas investigações, a Força Tarefa é formada por mais sete agentes de polícia.

Os resultados até o momento demonstram a eficácia do trabalho desses agentes. Até o dia 25 de julho, mais de cem criminosos haviam sido presos e quase 20 quadrilhas de abigeatários foram desarticuladas.

Durante esse período, aproximadamente R$ 6 milhões foram retirados de quadrilhas que atacam os produtores rurais, entre carros, carne, animais, armas, contêineres, máquinas e caminhões, entre outros. O valor deverá ser utilizado para restituir as vítimas.

As ações do grupo de agentes da Polícia Civil é apontada pelo secretário de Segurança do Estado, Cezar Schirmer, como o motivo da redução de 27% das ocorrências de abigeato na comparação com 2016, segundo reportagem divulgada pela Globo.

Reportagem: Caroline Motta / Gazeta de Rosário
Foto: Divulgação / Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e ao Abigeato

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top