Você Está
Início > Notícias > Destaque > Força-tarefa inicia 2017 com três prisões

Força-tarefa inicia 2017 com três prisões

A Força-tarefa (FT) de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato, com sede em Rosário do Sul, prendeu três pessoas, apreendeu arma e munições e recolheu carne imprópria para o consumo em Lavras do Sul, no dia 10 de janeiro. No dia seguinte, um homem foi preso por abigeato após serem recuperadas cinco vacas e um terneiro furtados, em Dom Pedrito. Estas apreensões se somam a outra ocorrida no fim de 2016, na região central.

Dois foram presos na Vila Ibaré, interior de Lavras do Sul. Foto: FT/Polícia Civil/Rosário do Sul

Com apoio da Brigada Militar de Dom Pedrito, a FT efetuou duas prisões no último dia 10, na localidade conhecida como Ibaré, interior de Lavras do Sul. Os policiais inspecionaram dois comércios onde foram apreendidos 200 kg de carne sem procedência e imprópria para o consumo humano, além de munições e uma espingarda de calibre .12. Dois homens, de 46 e 29 anos, foram apresentados na Delegacia de Polícia de Lavras, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Adriano Linhares, que coordena a força-tarefa. Os dois já estavam sendo investigados há vários meses. Ambos foram recolhidos ao presídio daquela cidade.

Na tarde do dia seguinte, uma equipe que investigava um homem de 28 anos por possuir animais furtados em sua propriedade compareceu ao local e inspecionou os animais, na localidade de Coxilha do Haedo, interior de Dom Pedrito. Na ação, foram localizadas cinco vacas e um terneiro, furtados de outra propriedade localizada na Ferraria. Os animais foram restituídos à vítima. O investigado foi conduzido à Delegacia de Dom Pedrito e em seguida ao presídio, onde ficará a disposição da Justiça.

Prisões ocorreram também em Santa Maria

Comparsa de Guinha Aranda foi preso em Santa Maria. Foto: FT/Polícia Civil/Rosário do Sul

Antes disso, no fim do último ano, a FT capturou um dos responsáveis pelo furto de carnes na região central do estado, no dia 23 de dezembro, em Santa Maria. Ele integrava uma quadrilha que já tinha integrantes presos anteriormente, inclusive um homem localizado com 31 bovinos furtados. Na ocasião, o homem preso no dia 23 teria conseguido fugir junto com o vulgo “Guinha Aranda”, que também foi capturado em Dom Pedrito.

Os dois participavam como campeiros do bando, com a função de fazer o levantamento das propriedades rurais da região de Santa Maria, para o restante agisse no furto. Este grupo era considerado pela FT como um dos mais organizados, por possuir abigeatários em cidades estratégicas do Estado, como Paraí, Bom Retiro do Sul, Canoas, Palmeira das Missões, Camaquã, Dom Pedrito, Santa Maria e Caçapava do Sul.

Além dos lucros que obtinha com a quadrilha, o último preso furtava e carneava animais na região, o que gerava grande prejuízo aos produtores locais. O abigeatário teve prisão preventiva decretada pela Comarca de Júlio de Castilhos, a pedido do delegado Adriano Linhares, após ter praticado abigeato na região. “Em agosto de 2016 os crimes de abigeato tornaram-se mais graves, não sendo possível fiança”, explicou o delegado Linhares, que conduziu a ação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top