Você Está
Início > Notícias > Cidade > Frio intenso deve predominar nesta semana em Rosário do Sul

Frio intenso deve predominar nesta semana em Rosário do Sul

Como já estava previsto e já havia sido divulgado inclusive pela Gazeta de Rosário, esta semana uma forte massa de ar polar derruba as temperaturas no RS inclusive expandindo-se até mesmo para outras regiões do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alertou que a onda de frio pode durar de três a cinco dias.

Conforme o aviso do Inmet, o aviso da onda de frio é de perigo, com grau laranja e estende-se inicialmente desta segunda-feira (28) até quarta-feira (30), com declínio de temperatura de até 5°C abaixo da média. A onda gélida atinge todos os Estados do sul do país, além de partes de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e oeste e sul da Amazônia.

Ainda conforme o próprio Inmet, “ao amanhecer dos dias 29 e 30/06, as temperaturas deverão ficar abaixo de zero em uma ampla área entre o norte do Rio Grande do Sul, meio-oeste e planalto sul de Santa Catarina e no sul do Paraná. Nesse mesmo período, ainda se mantém a possibilidade de queda de neve nas áreas serranas, especialmente de Santa Catarina”.

Um outro aviso anterior já alertava para o declínio acentuado da temperatura no sul do Brasil desde o início da madrugada de domingo (27), após uma segunda onda de forte chuva que atingiu a região.

Já o Metsul Meteorologia informou em seu site e redes sociais que o frio se intensificaria ainda mais com a formação de um ciclone extratropical intenso na região da Argentina e Uruguai e que se deslocaria para áreas a sudeste do RS, que trará a intensificação do vento e o frio vai aumentar ainda mais.

A onda de ar polar tem seu centro no norte da Argentina trazendo frio para grande parte da América do Sul, dando chance inclusive para neve e chuva congelada. Conforme a Somar Meteorologia, a última vez que nevou na serra gaúcha foi em 20 de agosto do ano passado, em sete municípios.

Chuva e temperaturas em Rosário

Em apenas três dias choveu em Rosário do Sul 215 milímetros de chuva. As precipitações ocorreram na quarta, para quinta (23 a 24/6) e depois no sábado, 26, as duas com mais de 100 milímetros. No Climarosul a contabilização das duas chuvas foi de 215mm, fora as demais chuvas do mês.

Quanto a onda polar desta semana, o Climarosul informa que na noite de domingo, 27, a temperatura mínima foi de apenas 4,5°C a noite. Na manhã de segunda, mesmo sem geada, a mínima foi de 2,0°C e às 10h20 era apenas de 5.9°C.

Ainda assim, a temperatura de somente 2°C de hoje não bateu as duas mínimas do ano, que foram registradas dias 30 e 31 de maio, respectivamente em 1,5°C e 1,8°C.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top