Você Está
Início > Notícias > Cidade > Grupo de Mulheres de Rosário do Sul apoia catadores da cidade

Grupo de Mulheres de Rosário do Sul apoia catadores da cidade

Um dos principais desejos de qualquer cidadão é uma cidade limpa. E entre papelões, plásticos e latinhas os membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rosário do Sul trabalham para, além de garantir seu sustento, manter a limpeza do meio ambiente.

Membros da Associação de Catadores de Rosário do Sul

Com o apoio do Grupo das Mulheres de Rosário do Sul Ana Terra, a Associação dos Catadores vem divulgando seu trabalho nos bairros da cidade, e informando a importância de se ter uma coleta seletiva. “A importância do nosso trabalho não é só pra sociedade hoje, é para o futuro do meio ambiente. O trabalho que nós fazemos aqui é grandioso”, destaca Débora Machado, presidente da Associação.

Rosário do Sul, hoje, não possui um sistema de coleta seletiva. Além disso, todo material recolhido pelo caminhão da coleta de lixo na cidade é enviado para um aterro sanitário fora do município. Por este motivo, os catadores contam com o apoio da comunidade rosariense para realizar a coleta dos materiais recicláveis, que após recolhidos e separados no galpão da Associação, são vendidos através dos atravessadores, garantindo o sustento das famílias dos catadores.

Débora salienta ainda que com a conscientização da população para a separação do lixo doméstico, o trabalho dos catadores poderia ser agilizado, contribuindo para a limpeza das vias da cidade. “As pessoas ainda não estão separando o lixo. Dos quatro bairros que estamos conseguindo cobrir [Centro, Primavera, Santo Antônio e Areias Brancas], o único que classifica é o Santo Antônio. Lá o nosso trabalho se torna mais rápido”, destacou ela.

Além da coleta realizada pelos catadores, a população pode levar os materiais recicláveis diretamente na sede da Associação, que fica na Rua Barão do Mauá, próximo à churrascaria Rodeio, no bairro Primavera. Segundo a presidente, eles recebem e reutilizam materiais como papel, plástico, garrafas, alumínio e papelão.

Membros das Associações de Mulheres e Catadores

Associação das Mulheres de Rosário do Sul Ana Terra atua pelos direitos femininos

Associação das Mulheres Ana Terra apoia os catadores

Após um seminário de mulheres do Movimento Nacional pela Luta e Moradia (MNLM) em Porto Alegre, que reuniu mulheres de diversos municípios do Estado, ficou decidido que as lideranças femininas que participaram do evento realizariam o trabalho do movimento em suas cidades. Assim se formou o grupo de mulheres denominado Associação das Mulheres de Rosário do Sul Ana Terra.

Rosário do Sul foi a primeira cidade a aderir ao movimento, que vem realizando trabalhos informativos cidade. O grupo reúne mulheres nos bairros para falar sobre violência doméstica, saber das reivindicações delas para que seja levado ao poder público, entre outros assuntos pertinentes ao público feminino no município.

Segundo Cláudia Vieira, membro da Associação das Mulheres, um dos objetivos do grupo é lutar pelos direitos femininos: “Nosso grupo abrange todo e qualquer tipo de direito e luta contra a violência sofrida pela mulher, seja física, psicológica, sexual. Nós amparamos as mulheres”.

Em outubro do ano passado foi criado também a Procuradoria Especial da Mulher no âmbito municipal, que tem como procuradora a vereadora Maria Eugênia (PDT). Esta deverá funcionar como uma central de informações voltada para a mulher, além de integrar o Legislativo às ações de defesa dos direitos femininos.

Reportagem e fotos Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top