Você Está
Início > Notícias > Geral > INPE emite alertas de tempestade para o RS

INPE emite alertas de tempestade para o RS

O forte calor que prevalece nos últimos dias na região dará lugar a uma instabilidade que gerou dois avisos de tempestades para o Rio Grande do Sul, através do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os avisos são válidos a partir da zero hora desta terça-feira (1º) e para toda a quarta-feira (2).

Conforme o CPETC/INPE, o primeiro aviso de atenção (cor laranja) refere-se à região da fronteira com o Uruguai, desde o litoral até a fronteira oeste com tempestade de raios, chuvas intensas e vendaval.

O segundo aviso do mesmo instituto refere-se à madrugada de quarta-feira (2),até o final do dia, com aviso de observação e risco de fenômeno adverso com tempestade de raios, granizo, chuvas intensas, vendaval e acumulado de chuva. Conforme o instituto, o tempo será instável com pancadas de chuvas instáveis e pancadas de chuva acompanhadas de raios. Localmente a chuva poderá ser intensa em curto período de tempo e vir também acompanhadas de rajadas de vento de forte intensidade e com queda de granizo. Próximo à fronteira com o Uruguai, na região de Rosário do Sul, a chuva será mais persistente e generalizada, o que poderá acarretar em acumulados elevados ao final do dia.

Leia mais notícias da editoria Geral

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a terça-feira (1º) será quente em Rosário do Sul e região, com mínimas de 21°C e máxima chegando aos 36°C. O tempo estará, conforme o mesmo instituto, parcialmente nublado com pancadas de chuva, trovoadas e possibilidade de chuva forte, além de queda de granizo e ventos com rajadas pela manhã. Chuva com pancadas e trovoadas isoladas no restante do período. Sites de institutos de países vizinhos também confirmaram o fenômeno para Rosário do Sul.

As tempestades já atingiam a Argentina durante o final de domingo (29) e início de segunda-feira (30). Uma região da província de Buenos Aires foi atingida por tormentas fortes com queda de granizo na localidade de Frapal.

SAIBA MAIS– Até setembro, o total de chuva foi de 186 mm em Rosário do Sul e o acumulado é de 1.943,0 milímetros durante todo o ano. A última chuva registrada ocorreu dia 17 de setembro com apenas 3mm, conforme pluviômetro particular instalado na zona norte da cidade.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto:
Reprodução / INPE

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top