Você Está
Início > Notícias > Destaque > Integrante do MEC afirma: Rosário do Sul terá seu Campus do Instituto Federal

Integrante do MEC afirma: Rosário do Sul terá seu Campus do Instituto Federal

No mês do seu aniversário, o município de Rosário do Sul fica cada vez mais perto de ser o Campus 101º do Instituto Federal de Educação. Em entrevista para a imprensa local, o professor Alexandre Martins Vidor, da secretaria de educação profissional e tecnológica (SETEC) do MEC, afirmou que mesmo a cidade ficando fora dos 100 campus anunciados anteriormente pelo governo Federal, devido a mobilização feita, Rosário terá seu campus. Ele inclusive adiantou que serão 70 docentes, 45 técnicos administrativos para atender 1.400 estudantes. O anúncio oficial deverá sair em breve.

A entrevista foi ao ar na Rádio Marajá AM na última sexta, 05, e o anúncio foi motivo de comemoração já que em 148 anos, Rosário do Sul não possuia nenhum curso superior gratuíto. Como a Gazeta antecipou no mês passado, no caso da vinda de um campus autônomo, seriam investidos no mínimo 25 milhões de reais para sua criação. Além da mobilização que foi fundamental, o município também garantiu desde o ano passado contrapartidas importantes como um laboratório de informática de 300 mil reais, local, transporte e vigilância, além da doação de uma área maior na região sul do município.

Em sua entrevista, Vidor lembrou da meta do governo federal em ter 1000 unidades no Brasil e que o início da ampliação começou entre 2007 a 2011 no mandato anterior de Lula quando eram 214. “É um novo período na educação profissional e tecnológica, após reduções de orçamentos em anos anteriores. Agora são novos tempos e grandes investimentos. Vamos consolidar e expandir a educação profissional em 100 unidades, mas dialogando com a necessidade de aumentar para mil. Lula fez 214 unidades em 2008 criando os institutos federais. A formação humana e cidadã deve preceder a capacitação ao longo do trabalho priorizando o ensino médio ao técnico, formação do ensino médio integrado. Isso mudou a cara do Brasil. É uma Coreia do Sul dentro do país, mudando os territórios onde estes locais está a educação está pública, gratuita e de qualidade”, explicou Alexandre Vidor.

Ele acrescentou que após o anúncio dos 100 novos campus, o presidente ficou emocionado ao saber da campanha do município: “Lula ficou emocionado com a campanha linda de Rosário, inclusive para o lançamento do programa Pé de Meia e tocando a canção a luta de Rosário do IF viralizou o “Rosário Grande”, uma ideia sensacional, campanha bonita e alegre”, pontuou antes de afirmar a confirmação da unidade rosariense.

Vidor disse que o governo é sensível “com a campanha de Rosário”, que que talvez viesse de imediato uma extensão, mas que “o olhar do presidente é ampliar imediatamente os 318 campus (que faltam para chegar a 1.000), inundando o Brasil de conhecimento como o lançamento o presidente quer iniciar rapidamente o processo e atender os municípios que fizeram mobilização”. Ele citou que o movimento de Rosário foi grande com engajamento do prefeito e da secretária de educação inclusive, então “decidimos conversar com o município para destinar e iniciar a atividade ai e fazer o lançamento do novo campus de Rosário que terá equipamentos, 70 docentes, 45 técnicos administrativos para atender 1.400 estudantes, com auditório, pedagogia e técnico integral para atender a juventude, fazer o desenvolvimento pedagógico, artístico, cultural e esportivo com interfaces que dão esta formação ao ser humano. Então é com alegria imensa dda ideia parabenizo a mobilização não a mim, mas a todos pela grata oportunidade passando para o ministro Camilo e o Rui Costa a linda canção que foi feita por vocês, o IF Fusca que ganhou o coração dos dirigentes e todos somos Rosário para que desse certo e sonhamos como vocês. Junto com ministros e deputados do RS pleitearam conosco, a Bancada do PT de olho m Rosário, reafirmando o apoio a cidade”, sintetizou confirmando o campus de Rosário do Sul, mas não dando data do seu anúncio oficial que pode sair em breve, tudo ainda em 2024.

Rosário do Sul seria então o campus 101º no processo de expansão e um dos 18 para se chegar a 800 campi.. Possivelmente outros municípios poderão também ter anúncios devido a sua mobilização. 

Quando atuou no Ministério da Educação e também da Ciência, Tecnologia e Inovação, o rosariense Eliezer Pacheco, atualmente secretário de cultura do município de Canoas/RS, no primeiro governo Lula criou a atual concepção dos Institutos Federais quando secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação. Assim os campi se expandiram muito além dos antes existentes. Ao lado de Maria do Rosário, deputada federal do PT apoiaram e muito a campanha de Rosário do Sul por sua unidade. 

“Como rosariense, quero manifestar minha alegria por esta importante conquista para Rosário e Região. Sei do reflexo socioeconômico que isto significará para ela. Foi a vitória da luta e da mobilização. Parabéns!”, disse Pacheco.

A Secretária Municipal de Educação, Jalusa Silveira também destacou a importância da mobilização para a conquista: “É uma vitória do povo rosariense que se uniu pela educação. Vitória daqueles que acreditaram, que sonharam com dias melhores para nossos jovens e para toda nossa comunidade. O Campus de Rosário já é uma realidade. Meu coração transborda gratidão por todos que apoiaram e pegaram juntos nesta luta”.

Leia mais notícias da editoria de Política

O prefeito Vilmar Oliveira também comemorou: “O momento é de emoção e expectativa. Nossa luta ganhou o coração e a mente daqueles que constroem a educação neste país”, disse no grupo criado para a mobilização do IF Campus Rosul. Agora é esperado a vinda da comitiva do MEC à Rosário para o anúncio oficial que também poderá ser feito de outra forma. Ainda não há data para sua realização.

Foto destaque: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top