Você Está
Início > Notícias > Cidade > Mais de 30 famílias necessitam de abastecimento de água potável em Rosário

Mais de 30 famílias necessitam de abastecimento de água potável em Rosário

A menos de uma semana após o decreto de emergência, devido à estiagem, Rosário do Sul enfrenta diversos problemas e contabiliza 30 famílias que necessitam de abastecimento de água potável no interior do município. Animais e agronegócio também sofrem com a falta de água.

De acordo com a secretária de agricultura municipal, Malize Cadore, cerca de 50% da plantação de milho e 20% da plantação de soja já estão perdidas. A pecuária sofre devido à falta de pastagem para os animais, gerando um déficit de 20%. O município estima uma perda de mais de R$86 milhões até o momento. Recentemente, o Metsul classificou regiões fronteiriças da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul como as de maior seca e menor umidade relativa do ar no mundo.

Este é o terceiro ano seguido de estiagem na região de Rosário e, além do sofrimento humano e do prejuízo ao agronegócio, os dois rios do município, o Ibicuí da Armada, de onde é retirada a água para abastecer a cidade, e o Santa Maria, onde está a praia das Areias Brancas, estão em situação crítica, com menos de 30cm de lâmina de água. O rio Santa Maria, especialmente, sofre com a pior seca em mais de cinco anos em Rosário do Sul.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

As temperaturas superaram os 40°C na última terça, 24, e quarta, 25.  A previsão é de calor intenso até sábado, 28. 

Foto em destaque: Renato Moraes/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top