Você Está
Início > Notícias > Cidade > Mais de sete mil não fizeram revisão biométrica em Rosário do Sul

Mais de sete mil não fizeram revisão biométrica em Rosário do Sul

Nesta quarta-feira (11) foi o último dia para a revisão biométrica dos eleitores de Rosário e outros municípios que faziam a o recadastramento no RS. Dos 32,2 mil eleitores aptos, 7.294 terão seus títulos cancelados e terão até o início de maio para regularizar caso queiram votar na eleição deste ano.

A reportagem da Gazeta conversou com o chefe do Cartório da 39ª Zona Eleitoral, Daniel Gomes Dockhorn, que informou ainda que os faltantes terão de pagar também uma multa ainda não estipulada pela Justiça Eleitoral.

Dos 32.244 eleitores aptos, 24.950 (77,38%) fizeram a revisão. Os outros 7.294 não compareceram e terão seus títulos cancelados. Eles têm até o dia 6 de maio, que corresponde a 150 dias antes das eleições, para comparecerem ao Cartório Eleitoral e regularizar a situação para votar.

Uma grande parte de eleitores deixou para a última hora para regularizar a biometria. Longas filas e pessoas passando a noite para garantirem fichas foram vistas durante as duas semanas que antecederam o recadastramento. “Poderia ter sido mais calmo se as pessoas tivessem se antecipado e as filas poderiam ser dispensáveis”, disse Daniel lembrando que a população fez o esforço no período final em razão do lapso delas mesmas, pois a revisão vinha sendo feita desde 2019, incluindo doze plantões aos finais de semana.

Eleitores formaram longas filas nos dias finais. Arquivo / Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Ele também destacou que houve casos de venda de senha nas filas, inclusive comercializando senhas por redes sociais.  “Diversos eleitores tiveram as senhas recolhidas e a pessoa perdeu o dinheiro e o atendimento”, disse ele, lembrando que não era permitido esse tipo de comercialização em consideração aos demais eleitores que passaram horas nas filas nos dias finais.

Leia mais notícias da editoria Cidade

No RS, nos 22 municípios que realizaram a revisão biométrica desde o ano passado, dos 1.119.667 eleitores, 910.785 (81,34%) fizeram a biometria, faltando agora 208.882 eleitores.

Daniel Gomes Dockhorn chama mais uma vez a atenção dos 7,2 mil eleitores que não cumpriram o prazo estipulado pela justiça eleitoral que até o dia 6 de maio não deixem para a última hora novamente para a regularização da situação eleitoral.

O Cartório funciona no quarto andar do Fórum de Rosário do Sul na Rua General Canabarro nº 335 e funciona de segunda a sexta-feira das 10h às 17h.  O telefone para contato é 3231-1092.

Saiba mais

Conforme o Cartório Eleitoral, o número de eleitores de 32,2 mil em Rosário do Sul são de pessoas ativas. Ele explica que neste número não entram as pessoas que faleceram. Mensalmente o Cartório de Registros de Pessoas Naturais, encaminha os óbitos ocorridos em Rosário para o Cartório Eleitoral. Se o falecido era eleitor no município de Rosário do Sul o título é automaticamente cancelado.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto em destaque: Rogério Cardoso / Momento Vip / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top